terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Bartoszewski discursou hoje em Łódź

Bartoszewski visita a exposição de Jan Karski em Łódź, no Centro para o Diálogo, onde proferiu palestra na V Jornadas da Memória das Vítimas do Holocausto /
Foto: Grzegorz Michalowski / PAP

Assim como disse, foi sua escolha se dirigir a Łódź. Segundo ele, este é o lugar onde você deve falar especificamente sobre o Holocausto, sobre Auschwitz - porque foi dali do gueto da cidade, em agosto de 1944, que partiu os últimos transportes de judeus para campos de extermínio.
Quando perguntado sobre o que é o campo de Auschwitz-Birkenau, respondeu que é o símbolo do início do genocídio.

Também citou as palavras do presidente Bronislaw Komorowski, que - como ele próprio disse em uma entrevista, "em abril de 1940 tomou-se a decisão por um lado, de iniciar um acampamento em Oświęcim, por outro lado, aconteceu o primeiro transporte de oficiais polacos para Kozielska.".

"Foi o início do genocídio", acrescentou Bartoszewski.

Segundo ele, em seguida os poderes totalitários ficaram livres para fazer de tudo. "Se alguém planejava o extermínio de um grupo de pessoas - este alguém o fez, enquanto outros ficaram em silêncio," disse ele.
Como exemplo, ele citou a imprensa soviética, que até junho de 1941, não havia publicado qualquer texto sobre a existência de Auschwitz, e a existência de guetos.
Bartoszewski também falou sobre as suas lembranças mais dolorosas de Auschwitz. Conforme relatou, ele foi trazido para o acampamento quando tinha 18 anos de idade. Encontrou-se gravemente ferido em "uma espécie de hospital."

Um dia, ele soube que ele tinham chegado ao campo um dos professores da Universidade Iaguielônica - Adam Heydel. "Foi em março de 1941, eu fui até ele, nós conversamos sobre Norwid, e também sobre ele próprio (...). Em dado momento, a SS veio ao edifício. Combinamos de nos encontrar para terminar a conversa mais tarde. Ele não apareceu, pois pegaram o professor e duas horas mais tarde o mataram", disse ele.

Bartoszewski pela primeira vez em muitos anos não discursa nas comemorações de 27 de janeiro em 70ª ele foi a  para Łódź. Nos três dias de celebrações, que incluem, entre outras performances, a exibição de filmes, palestras e exposições.

Nesta terça-feira, ele depositou flores no mMuseu Estação de Trem Radegast, de onde em 1941-1944 foram trazidos para o gueto de Litzmannstadt judeus de várias partes da Europa, e mais tarde foram deportados para campos de extermínio.
Bartoszewski visitou, entre outros, no Centro para o Diálogo Marek Edelman, uma exposição dedicada ao lendário emissário Jan Karski.
Falando de Karski, disse que era uma figura incomum, mas também trágico. "Como mencionei, o conheci no início de setembro de 1942. Ele tentou em seguida entrar para o Armia Krajowej (Exército do Povo). Karski tinha pra ele - que como ex-prisioneiro de Auschwitz -  era apenas um teste".

"Ele me fez perguntas sobre o acampamento - como, o que está por trás da porta, que cor são os edifícios, ou os tijolos, ou se eram rebocadas".

"Tempos depois o encontrei pessoalmente em 1977, nos Estados Unidos. Karski disse-me que não arrumou nada, que nada desperdiçou da vida, que ninguém estava a salvo." Disse Karski para Bartoszewski.

O Dia da Memória de Łódź é organizado por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, aprovada em 2005, em Assembleia Geral da ONU.
Este dia é comemorado em 27 de janeiro, o aniversário da libertação de Auschwitz-Birkenau, em 1945.

Os alemães estabeleceram Auschwitz em 1940. Para prender polacos. Auschwitz II-Birkenau foi criado dois anos depois. E tornou-se um lugar de extermínio dos judeus.
Em Auschwitz, os alemães mataram pelo menos 1,5 milhão de pessoas, a maioria judeus, mas também assinaram polacos católicos, ciganos, prisioneiros de guerra soviéticos e pessoas de outras nacionalidades.
Os alemães criaram o gueto de Łódź, em fevereiro de 1940.
Nas primeiras terras polacas anexadas ao Reich havia, um total, de aproximadamente 220 mil pessoas.
Para o Gueto Litzmannstadt foram enviados muitos intelectuais judeus da Polônia, República Checa, Alemanha, Áustria e Luxemburgo.
Em Janeiro de 1942, começou a deportação em massa de judeus para o campo de extermínio de Chelmno.
A liquidação total do gueto ocorreu em agosto de 1944. O último transporte partiu de Łódź para Auschwitz-Birkenau, em 29 de agosto de 1944.
De acordo com várias fontes, do gueto de Łódź sobreviveram de 7 a 13000 pessoas.

Władysław Bartoszewski foi o prisioneiro nr. 4427 de Auschwitz.