quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Pianista polaco em Campos de Jordão e Curitiba

A AMECampos – Associação dos Amigos de Campos do Jordão traz para a cidade, nesta sexta-feira, 14 de novembro, o jovem e talentoso pianista polaco Grzegorz Niemczuk. O evento acontecerá na Sede da Associação com entrada franca, a partir das 19 horas.
Nascido em Tychy, Polônia, concluiu o curso superior em música na Academia Karol Szymanowski em Katowice, com especialização em interpretação pianística na classe do Prof. Józef Stompel. Continuou sua educação musical nos Estados Unidos como bolsista de Keyboard Institute & Festiwal (Mannes College of Music), tendo a oportunidade de trabalhar com os pianistas de grande destaque e renome internacional.
Grzegorz é um dos mais ativos pianistas polacos da nova geração. Sua rica carreira internacional inclui 10 anos com mais de 350 concertos e recitais em 20 países nos 5 continentes.
Entre as salas de maior prestígio que já receberam o pianista está a Carnegie Hall e a Steinawy Hall em Nova Iorque, Teatro Puccini em Milão, Teatro Civico em Vecella, Palau de la Musica Catalna em Barcelona, Jardins Botânicos em Singapura, Collonge-Bellerive em Genebra, Museu F. Liszt em Weimar, Filarmônica Nacional em Varsóvia e Filarmônica de Cracóvia.
O pianista possui um extenso repertório que inclui mais que 200 obras para piano solo e 20 concertos para piano e orquestra, desde a época barroca até a música contemporânea. O jovem músico recebeu diversos prêmios, entre eles o prêmio principal no International Carnegie Hall Concerto Debut Competition em 2013, sendo o primeiro ganhador polaco desse concurso.
Outros sucessos incluem os principais prêmios no 7º Concurso Internacional Citta di Piove di Sacco (2014), 40º Concurso Nacional F. Chopin em Varsóvia (2010), Rencontres Internationales des Jeunes Pianistes em Waterloo (2009), 9º Concurso Internacional Stefano Marizza em Trieste (2008). Recebeu também os títulos de Janet and William Schwartz Scholarship Award em Nova Iorque (2008) e Palco de Jovens no 43º Festival de Arte Pianísitca Polaca em Slupsk (2009).
Além de suas intensas atividades de concertista, o Sr. Niemczuk desenvolve um trabalho pedagógico: desde 2011 faz parte do corpo docente do Instituto de Música da Universidade Silesiana em Katowice, Polônia.
Segundo Michael Sherwin, The Epoch Times, New York “sua interpretação se destaca pela fluência, pela ampla escala de dinâmica desde um fortíssimo ressoante até um pianíssimo sussurrante, variedade de cores e virtuosismo deslumbrante” Para este recital, o pianista escolheu um repertório de primeira qualidade.

Veja o programa da apresentação:
F. Chopin Noturno em Si Bemol Menor op. 9 nº 1
F. Chopin Três estudos: op. 10 nº 1 em Do Maior, nº 7 em Do Maior e nº 12 em Do Menor “Revolucionário”
I. J. Paderewski Minueto em Sol Maior op. 14 nº 1
K. Szymanowski Dois Prelúdios: op. 1 nº 2 em Re Menor e nº 5 em Re Menor
F. Chopin Noturno em Si Maior op. 62 nº 1
F. Chopin Polaca em La Maior op. 40 nº 1 Intervalo F. Chopin Ballada em Sol Menor op. 23 Três Mazurcas: op. 59 nº 1 a 3 e Scherzo em Si Bemol Menor op. 31

Serviço: Programa Jovens Talentos
Atração: Pianista Grzegorz Niemczuk
Data: 14 de novembro de 2014 Horário:
19h Local: Sede da AMECampos – Associação dos Amigos de Campos do Jordão
End.: R. Dr. Reid, 68 – Abernéssia – Campos do Jordão – SP
Entrada Franca Informações: (12) 3662-2611/(12) 3662-5511


Em Curitiba, Niemczuk se apresenta no domingo, 16 de novembro, 
às 19h00
na Capela Santa Maria,
Rua Conselheiro Laurindo esq./ com Marechal Deodoro