quarta-feira, 11 de abril de 2012

Marcha noturna do PiS por Smolenski

Foto: Agata Grzybowska / Agencja Gazeta
Partidários e seguidores do partido PiS (Direito e Justiça) continuaram noite adentro as comemorações de dois anos da queda do avião que vitimou o ex-presidente Lech Kaczyński, sua esposa e outras 94 autoridades polacas em Smolenski (Rússia). As velas foram acendidas na ulica (rua) Krakowskie Przedmieście, não muito distante do Palácio Presidencial, na noite de ontem.

Sociedade Polaca tenta impugnar tombamento do Clube Renascença


Uma das marcas da cultura polaca em Ponta Grossa, o edifício pode ser demolido, caso não seja reconhecido como patrimônio cultural. Presidente da Sociedade Polaca é contrário ao tombamento, mas a decisão final cabe ao Conselho Municipal de Patrimônio de Ponta Grossa.
O presidente da Sociedade Polaca, Gary Dvoreck, defende que a entidade deve solicitar a impugnação contra o tombamento do Clube Polaco Renascença. Construído em 1934, o edifício é uma das referências polonesas dos Campos Gerais e está em processo preliminar para tombamento. “Os proprietários têm até 15 de abril para apresentar a impugnação contra o tombamento e já foram notificados”, diz a diretora do Departamento de Patrimônio Cultural de Ponta Grossa, Vanessa Vergani.
“Se nós acatarmos o tombamento, como é que vamos recuperar o prédio? Nós não temos verba para restauração”, diz Dvorek. O presidente alega que, para todo tombamento de prédio particular em Ponta Grossa, a recuperação do imóvel é por conta do proprietário. A decisão final será dada pelo Conselho Municipal de Patrimônio de Ponta Grossa (Compac).
Dvoreck reconhece a importância história do Clube, mas fala que o prédio corre risco de desabar. “Estamos correndo contra o tempo”,completa. Favoráveis ao tombamento, a presidente da Braspol (Comunidade Polono-Brasileira) de Ponta Grossa destaca a importância do Clube Polaco Renascença para a cidade. “As tradições adormecem, mas jamais são esquecidas”, diz Alda Slonik.
Membro da Braspol, Adriano Smolarek, 21, diz que o tombamento é necessário porque o Clube Polonesa Renascença possui grande importância social e histórica para Ponta Grossa. “Renegar a preservação significa apagar a contribuição polonesa na construção de nossa cidade”, acrescenta. Alda observa que o núcleo da Braspol local procura marcos da imigração polaca na cidade e que o Renascença é um desses locais.
Smolarek diz que, com o tombamento, a comunidade polaca terá reconhecimento da importância histórica do clube. Ele acrescenta que também poderão ser expostas e disponibilizadas informações sobre etnia, contribuição social, história, imigração e colonização.
Alda conta que, há cerca de dez anos, a Braspol de Ponta Grossa teve contato com o Grupo folclórico polaco "Nowa Nadzieja", que realizava os ensaios no Clube Polaco Renascença. Segundo Dvoreck, há seis anos não são realizadas atividades no clube. Os membros do grupo folclórico foram os últimos a utilizar o espaço. O presidente da sociedade conta que a última assembleia da Sociedade Polaca, em fevereiro deste ano, não teve quórum. “Marcamos a reunião, divulgamos na rádio e no jornal, mas ninguém compareceu e nem demonstrou interesse pela preservação do Clube”, destaca.
A Sociedade Polaca entrou em contato com o Consulado Polaco de Curitiba no mês passado. Segundo a entidade, o Consultado informou que a Polônia ajuda com verbas para restauração, caso o governo brasileiro arque com 50% das despesas. De acordo com Dvoreck, o processo leva mais de um ano e a estrutura do prédio já está comprometida: “O prédio não pode mais esperar. A solução mais viável é demolir o prédio e construir outro espaço cultural”. Dvoreck diz ainda que já teve contato com empresa privada interessada em construir um edifício no local.


O Clube Polaca Renascença fica no centro de Ponta Grossa, na Rua Pinheiro Machado, nº 385.