quarta-feira, 27 de julho de 2011

Polaco anuncia bomba em vôo da TAM e é preso


Um polaco de 34 anos foi preso em flagrante após denunciar que havia uma bomba a bordo de um avião da TAM que partiria na noite de segunda-feira do Rio de Janeiro para Frankfurt, na Alemanha, segundo a Polícia Federal.
Com a ameaça, o avião precisou ser esvaziado para que o explosivo fosse procurado. Os passageiros esperaram no setor de embarque do terminal, enquanto a PF e cães farejadores vasculhavam a aeronave e bagagens. A explosão da bagagem de mão do polaco foi feita porque o conteúdo não correspondia ao apontado pelo passageiro. A Polícia não informou o que havia em seu interior. Ela só foi liberada após sete horas parada no aeroporto.
Por atentar contra a segurança de transporte aéreo, o estrangeiro foi preso e levado ao presídio Ary Franco, em Água Santa. Além da prisão, peritos do Grupo Bombas e Explosivos, da Polícia Federal, decidiram destruir a bagagem do polaco porque o conteúdo não conferia com a descrição dada por ele. Em nota oficial, a TAM informou que o voo só foi liberado para decolar após uma inspeção, em que nada foi encontrado.
Entre tripulação e passageiros, a aeronave teria cerca de 200 pessoas, sendo algumas delas atletas que participaram dos Jogos Mundiais Militares no Rio.
Como estabelece o procedimento para estes casos, a aeronave e as bagagens foram inspecionadas por policiais e o voo foi liberado. A decolagem aconteceu às 5h36 de ontem, terça-feira, 26, com previsão de pouso em Frankfurt às 17h26 (horário de Brasília). Os passageiros receberam toda a assistência da companhia"‪.

Cancelados concertos de Preisner no Brasil

O Consulado Geral da Polônia em Curitiba informou que os concertos que o compositor polaco faria em São Paulo, Brasília e Curitiba foram cancelados.
O cancelamento dos concertos seriam motivados por desentendimentos entre Zbigniew Preisner e Groska Productions, empresa de São Paulo, que traria o maestro polaco ao Brasil.
Segundo a Cônsul Dorota Barys do Consulado em Curitiba, o embaixador polaco Jacek Junosza Kisielewski tentou negociar com Zbigniew Preisner, mas não foi possível sua vinda.
Não foi apresentada oficialmente nenhuma explicação para o cancelamento. Os concertos do compositor hollywoodiano seriam para comemorar a presidência da União Europeia.
Pelo sistema rotativo de exercício da presidência da UE, desde primeiro de julho de 2011, a Polônia assume a presidência do Conselho da União Europeia. É a primeira vez que a Polônia assume o posto. Durante seis meses o presidente polaco Bronisław Komorowski coordenará os trabalhos do Conselho que tem ainda como membros o Reino da Dinamarca e a República de Chipre. O exercício da presidência é uma consequência natural da integração da Polônia à União Europeia no ano de 2004, e uma obrigação que resulta do status de país-membro.
Outro polaco, o professor polaco Jerzy Buzek, é desde 14 de julho de 2009, o presidente da outra instância de poder da UE, o Parlamento Europeu. Buzek fica no cargo por 30 meses.