segunda-feira, 13 de junho de 2011

Carvão para mais 50 anos na Polônia


A situação energética polaca é uma das mais delicadas. Fortemente dependente da extração de carvão para produção de energia em suas usinas termoelétricas, a Polônia possui recursos que devem acabar no ano de 2060.
No gráfico, pode-se ver a linha descendente dos recursos naturais de carvão. Em 31 de dezembro de 2007 o total dos recursos somavam 16.190.000 de toneladas. Também, percebe-se que em 2010, os recursos operacionais somavam menos de 4 milhões de toneladas de carvão e os recursos industriais pouco acima dos 6 milhões de toneladas.

Acordo livra Bielorrússia do blackout total

Presidente Dmitrij Miedwiediew da Rússia e o presidente Aleksander Łukaszenko da Bielorrússia
Na noite deste domingo para segunda-feira, a Rússia retoma suas exportações de eletricidade para a Bielorrússia, e Minsk até dia 05 de julho deverá pagar a dívida pela energia fornecida.
O acordo foi assinado na noite de sexta-feira pelos representantes da empresa de energia da Bielorrússia Biełenergo e da russa Inter RAO.
No dia anterior, as exportações de energia da Rússia para a Bielorrússia tinham caído pela metade, sob acusação de que a Biełenergo que não tinha pagado 1,5 bilhões de rublos (cerca de 54 milhões de dólares) referentes as entregas de março e abril. Ao mesmo tempo, os russos tinham ameaçado com a suspensão total do fornecimento, se até 19 de junho Minsk não pagasse a dívida.
A empresa bielorrussa explicou que não tinha rublos russos para pagar a conta por causa do déficit da moeda estrangeira no mercado financeiro doméstico. A Inter RAO sugeriu então o reescalonamento da dívida em parcelas, a última das quais seria paga no final de julho.