segunda-feira, 2 de maio de 2011

João Paulo II é Beato


"Beatificado", diz a manchete do principal jornal da Polônia, a Gazeta Wyborcza.
Estima-se que 40 mil polacos viajaram desde a Polônia e estiveram na Praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo. E que 200 mil se concentraram em frente a igreja da Santa Misericórdia, em Cracóvia. Em todas as cidades em que Karol Wojtyła visitou como Papa (ele esteve 7 vezes na Polônia como Bispo de Roma) aconteceram concentrações com milhares de fiéis católicos. Mas não houve igreja na Polônia que não ficou em vigilia nesta noite de sábado para domingo.
Mas não foram apenas os cracovianos que acorreram a igreja do bairro Łagiewnice. Centenas de eslovacos, Norte-americanos, franceses, croatas, húngaros, lituanos, finlandeses e alemães também vieram a Cracóvia e Wadowice (terra natal de Karol Wojtyła) acompanhar em telões as transmissões do Vaticano e orar nas missas rezadas pelos páracos polacos.

Nem a chuva impediu os fiéis de ficarem diante da Igreja da Santa Misericórdia em Cracóvia - Foto: Mateusz Skwarczek
Enquanto, o presidente Bronisław Komorowski e os ex-presidentes Aleksander Kwaśniewski, Lech Wałęsa e o ex-primeiro ministro Tadeusz Mazowiecki acompanharam a cerimônia da Beatificação na Praça de São Pedro, o atual primeiro-ministro Donald Tusk e sua esposa Małgorzata foi a missa em Wadowice, oficiada pelo padre Kazimierz Suder, amigo do Papa João Paulo II.

Foto: Michał Lepecki
Ainda no sábado, quando eram 21:37 minutos, os pesados sinos (10 toneladas) do Rei Władzisław tocaram na catedral de Wawel, em Cracóvia. Milhares de cracovianos estavam neste momento em oração em frente a Basílica Mariacka, no Rynek (Praça do Mercado Central) e também diante da janela do Papa, no Palácio da Cúria Metropolitana de Cracóvia.
Cracovianos diante da Cúria - Foto: Mateusz Skwarczek
Nesta segunda-feira, a Basílica de São Pedro continua a receber fiés de todo o mundo para verem o sarcófago do Beato João Paulo II. Os milhares de cidadãos do mundo têm até à noite, pois ainda hoje o sarcófago será depositado na Capela de São Sebastião, próximo da Pietá do Anjo Miguel.