quinta-feira, 31 de março de 2011

Cracóvia: como proteger a Velha Cidade

Foto: Krzysztof Karolczyk
Os conselheiros municipais de Cracóvia, preocupados com o patrimônio da Stare Miasto (Cidade Velha)  têm um plano para protegê-la. Na legislatura anterior, tal plano foi aprovado com alterações tão graves que a sua introdução exigirá a reutilização do documento para discussão pública. "O plano foi encaminhado ao Voivoda da Małopolska, e este orientou re-arranjos e preservação ambiental", afirma Grzegorz Stawowy, presidente da Comissão de Planejamento e Meio Ambiente - RMK.
Algumas semanas atrás, o documento voltou para a magistratura, e na quarta-feira, mais uma vez o caso foi apresentado em sessão. "O presidente depende da provação do plano o mais rapidamente possível, porque sem ele, a Cidade Velha não tem nenhuma proteção." explica Jan Janczykowski, da Conservadoria de Monumentos da Voivodia.
No entanto, está em curso a construção das casas na Cidade Velha e de estacionamentos subterrâneros nas praças św. Ducha e Szczepański. Tais ações podem danificar os porões de casas históricas. Na praça Szczepanski estão os restos mortais de um cemitério e na praça św. Ducha relíquias da Ordem do Espírito Santo. Como deter isto é o que preocupa Janczykowski.

P.S. A Velha Cidade (Stare Miasto) de Cracóvia é o conjunto arquitetônico mais original e preservado de toda a Europa. Nem mesmo as loucuras nazistas conseguiu destruir este patrimônio da humanidade. Não será, portanto, esta geração de autoridades regionais e municipais a por tudo a perder. O que ficou dentro do Planty (um bosque que circunda a velha cidade e onde um dia foram as muralhas e o fosso) é um tesouro dos mais importantes do mundo. Permitir estas intervenções é um crime de lesa-humanidade. E estes conselheiros, construtores, arquitetos não podem ter tanto poder assim, ou seja, o de decidir através de plano, ou não. Os cidadãos não só da cidade, mas de todo o país com certeza não permitem tal poder decisório a uns poucos "gatos pingados" de plantão.