sábado, 19 de fevereiro de 2011

Ataque com seringa na Bursa Jagieloński

Foto: Michał Łepecki
A tradicional Casa de Estudantes da Universidade Iaguielônica - Bursa - no bairro do Podgorze viveu cenas dramáticas esta semana. Um grupo de estudantes ucranianos em visita a Cracóvia, hospedou-se na casa, que mantém uma ala para turistas a baixo preço a diária. Um deles, de por falta de sua jaqueta e imediatamente alertou os demais. Não demorou muito para encontrar o ladrão vestindo a jaqueta roubada, que burlando o sistema de vigilância da casa, com portaria e câmaras de vídeo, entrou no quarto coletivo e roubou a blusa do estudante ucraniano.
Quando tentaram reaver o produto do roubo, os estudantes foram atacados pelos ladrão, que munido de uma seringa contendo um líquido escuro, bradava que era portador do vírus HIV.
Temendo pela segurança, a polícia foi chamada, que chegou logo em seguida e deteve o ladrão. Segundo, Dariusz Nowak, porta-voz da polícia da voivodia da Małopolska, apesar da seringa não foi encontrada nenhuma agulha, mas ele não descarta que no enfrentamento dos estudantes com o ladrão algum possa ter sido ferido pelo agressor. Por isso recomendou que os mesmos buscassem auxílio no hospital universitário. O ladrão, que é conhecido pela polícia como viciado em drogas foi obrigado a fazer exames para se comprovar se realmente é portador do HIV como gritava.
Katarzyna Pilitowska, porta-voz da Iaguielônica, "é uma experiência traumática para estes jovens. Por este motivo, oeferecemos a eles suporte médico gratuito completo, incluindo testes, vacinas e medicamentos, além de aconselhamento e assistência jurídica".
Já o Prof. Tomasz Mach, diretor do Departamento de Doenças Infecciosas, do Hospital Universitário, reconhece que, em situações como a que ocorreu na Bursa, há risco de infecção pelo HIV. "A infecção pode ocorrer através de sangue ou fluidos corporais. Portanto, neste caso, são dados medicamentos antivirais que reduzem esse risco".