domingo, 4 de julho de 2010

3ª. Parcial: Komorowski aumenta vantagem

A PKW- Comissão Nacional Eleitoral anunciou às 2:10 horas, a 3ª. parcial da madrugada desta segunda-feira, 5 de julho de 2010. Komorowski aumenta sua vantagem para 52,63% dos votos,, em 95,01% das urnas apuradas. Kaczyński baixou para 47,37% dos votos. O comparecimento dos polacos às urnas chegou a 55,29%.

2ª. parcial: Komorowski passa à frente

A PKW-Comissão Nacional Eleitoral anunciou a 2ª parcial do resultado das eleições à 1:10 hora da madrugada da segunda-feira. O Candidato do Partido da Plataforma Cívica, Bronisław Komorowski confirma a pesquisa de boca de urna e assuma a liderança nas apurações com 51,32%. Jarosław Kaczyński do Partido Lei e Justiça está com 48,68% dos votos apurados em 80,39% das urnas computadas.

1ª. Parcial: Kaczyński na frente

A PKW- Comissão Nacional Eleitoral, aos 10 minutos da segunda-feira (fuso horário de + 5 horas na Polônia) anunciou a primeira parcial do resultado das eleições. Foram computados até aqui 51,5% dos votos.
Ao contrário das diversas pesquisas de boca de urna, Kaczyński está na frente com 50,41% dos votos. Komorowski está 0,82% atrás com 49,59%.

Especialistas acreditam que às 3 horas da madrugada já se saberá a totalidade dos votos.
Em Sosnowiec, (74 km a leste de Cracóvia) terra de Komorowski, ele venceu com 68% dos votos, Kaczyński fez apenas 32%.

Boca de urna: vence Komorowski

Foto: Peter Andrews

Encerradas as votações. As televisões da Polônia divulgaram pesquisas encomendadas de boca de urna, realizadas neste domingo. Todas apontam a vitória de Bronisław Komorowski do PO- Partido da Plataforma Cívica.
Segundo a empresa OBOP para TVP - Telewizja Polska: com 53,1%, vence Komorowski. Kaczyński 46,9%.
Já a agência SMG - KRC para TVN: Komorowski vence com 51,09%, Kaczyński 48,91%.
Por sua vez a Homo homini para Polsat: Komorowski faz 51,2% e Kaczyński 48,8%.
Os resultados oficiais devem começar a serem divulgados ainda esta noite.

Os polacos estão votando

Foto: Artur Kubasik

Começou as 8 horas da manhã a votação do segundo turno das eleições presidenciais na Polônia. As pesquisas de boca de urna são contraditórias. Na sexta-feira o instituto de pesquisas GFK, dava ao extrema-direitista Jarosław Kaczyński, 49% das preferências de voto e apenas 47% para o liberal Bronisław Komorowski. Foi a primeira vez que uma pesquisa colocou Kaczyński na frente.
Contudo, uma segunda pesquisa encomendada pela imprensa deu 53,9% das preferências de voto para Komorowski e apenas 42% para Kaczyński e um alto índice de indecisos.
Cerca de 30,5 milhões de polacos estão habilitados para votar. Mas a preocupação do partido do atual primeiro-ministro, Donald Tusk é que seu candidato Komorowski não consiga ganhar devido a abstenção e o não comparecimento de parte de seus eleitores e os da esquerda.
Os locais de votação fecham às 20 horas (hora local, 15 horas no Brasil) e os resultados parciais começam a ser divulgados as 23 horas.
Segundo, as últimas informações divulgadas pela Comissão Nacional Eleitoral, o comparecimento dos eleitores se apresenta como um dos maiores da história democrática da Polônia. O recorde de 65% deve ser o maior de todos os tempos. O que segundo os analistas favorece o candidato Komorowski.