quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Chopin no Paraná em 2010

Sala de concertos da FCC - Capela Santa Maria

O governador de Santa Catarina parece ser mal informado. Pelo menos é o que se deduz lendo reportagem sobre sua visita a Polônia, publicada em jornais de Santa Catarina e alguns sites noticiosos. Ele afirma que seu Estado será o único a comemorar os 200 anos de nascimento do compositor Chopin, no Brasil. Ledo engano. Não sabe ele que no Estado de São Paulo já existe uma comissão encabeçada pelo vice-governador Alberto Goldman tratando dos preparativos de 2010 - Ano de Chopin no Brasil.
E em Curitiba, A Fundação Cultural e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura juntamente com o Consulado Geral da Polônia para os três Estados do Sul do Brasil, com sede em Curitiba, já estão com as mãos na programação erudita da Camerata Antiqua e da Orquestra de Câmara de Curitiba, para comemorar de forma honrosa os 200 anos de nascimento de Fredyryk Chopin. Os eventos artísticos serão programados para a Capela Santa Maria e igrejas da Cidade. Há previsão ainda de um busto do compositor da "Polonaises" em um novo portal no Bosque do Papa João Paulo II.

Mas este é o texto da visita de Luiz Henrique à Polônia.

Varsóvia, Polônia (18/10/2009) - O governador Luiz Henrique participou de encontro entre representantes da União Europeia e Ásia, neste sábado (17), ocasião em que ficou definido que o Estado de Santa Catarina será o único do Brasil a participar das comemorações dos 200 anos do pianista e compositor polonês Frédéric Chopin. A reunião, que aconteceu em Varsóvia, na Polônia, foi seguida de uma apresentação do Balé Mazowsze e do concerto com a Poland Broadcasting Orchestra, que demonstraram peças de Chopin. “Nos sentimos bastante valorizados com a participação de Santa Catarina neste projeto. Acreditamos que é por meio da Cultura que divulgaremos o turismo de nosso Estado”, afirmou Luiz Henrique.
O encontro de cooperação de Cultura e Turismo contou com a participação de representantes da República Tcheca, Alemanha, França, Coréia do Sul, Suécia, Rússia, Itália, Bíelo-Rússia e Santa Catarina, pelo Brasil. As comemorações dos 200 anos do nascimento de Chopin acontecerão em 2010 nesses países e serão centradas em concertos, exposições e workshops.
Na mesma ocasião, também aconteceu a assinatura de termos de cooperação entre a Companhia Mazowsze da Polônia e a unidade catarinense da Escola de Canto e Dança Mazowsze, cuja sede já está instalada em Criciúma e as aulas iniciarão em março de 2010.
Após este encontro, o governador Luiz Henrique e comitiva participaram da inauguração de um complexo cultural em Varsóvia aos moldes das arenas multiuso que têm sido inauguradas nos últimos anos em Santa Catarina. “A União Europeia, a Província de Mazowsze e a comunidade investiram 40 milhões de Euros neste complexo, o que demonstra a valorização da Cultura na região. Em nosso governo, já montamos a maior rede de arenas de multiuso do País”, disse o governador ao defender a Cultura como principal foco de atração do turismo qualificado e geração de emprego e renda em Santa Catarina.
A missão oficial de 16 dias liderada pelo governador Luiz Henrique a países como a Rússia, Polônia, Áustria e França segue na segunda-feira (19) para Viena, na Áustria, onde manterão encontros com o prefeito Siegrid Nagl, com o presidente do Parlamento Estadual, Kurt Flecker, e com o governador Franz Voves, além de comparecer à reunião na ICS Internactional Isierungs Center Steiermark. Trata-se da sexta missão oficial do ano do governador, que reassumirá a chefia do Executivo no próximo dia 26.
Também integram o grupo de Santa Catarina à Europa os secretários Derly Massaud de Anunciação (Comunicação) e Antônio Gavazzoni (Fazenda); os prefeitos Dário Berger (Florianópolis) e Clésio Salvaro (Criciúma); além do deputado estadual Cesar Souza Júnior.
Frédéric Chopin Nascido em Żelazowa Wola, na Polônia, no dia 1º de março de 1810, Frédéric Chopin foi um pianista e compositor para piano da era romântica. É amplamente conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história. Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica vêm sendo comparadas historicamente com as de outros gênios da música, como Mozart e Beethoven, assim como sua duradoura influência na música até os dias de hoje.

Biden: novo sistema antimísseis na Polônia?

Foto: Jeff Roberson AP

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden apresenta planos para construção de um novo sistema de defesa de mísseis SM-3, na Polônia. Qual é a diferença do queria fazer com a Polônia George W. Bush? A resposta deve ser dada na visita que Biden faz a Varsóvia e Praga para tentar apagar a má impressão causada pela desastrosa decisão do presidente Barack Obama de abandonar a construção do escudo anti-míssil na Polônia e na República Tcheca.
Biden vai falar com o presidente Lech Kaczyński e com o primeiro-ministro Donald Tusk sobre a proposta de desenvolver um novo sistema de defesa antimísseis que os Norte-americanos continuam a querer.
Até agora, o que se sabe é que se trata de um sistema interceptor de mísseis de curto e médio alcance SM-3. Ele já é utilizado em navios, mas existe a possibilidade de instalá-los em terra sobre plataformas móveis.
O sistema SM-3 deverá ser implantado em diversos países. A posição polaca neste sistema, portanto, já não soa tão incomum. Para o novo sistema ser instalado é necessário que se costure um novo acordo entre Estados Unidos e Polônia. Os especialistas sugerem que ele não há pressa para o instalar, isto porque o novo sistema tem ainda muitas incógnitas.