quarta-feira, 26 de agosto de 2009

1939: Pronto para lutar

Fac-simile com a manchete de sexta-feira, primeiro de setembro de 1939:
Dando Gdansk - Plebiscito na Pomerânia.
16 pontos de Hitler endereçados a Polônia.
Nossa resposta: exército polaco está pronto para a luta


A Biblioteca Nacional da Polônia vai colocar a disposição do público em geral cópias digitais e "scaneadas" da imprensa polaca, editais, folhetos e outros documentos de suas coleções.
Muitas destas cópias digitalizadas são de jornais do período que vai do final de agosto ao início de Outubro de 1939. Ou seja, do período da invasão alemã e da resistência solitária da Polônia. No total, são mais de quinhentos números de jornais e impressos. A coleção foi preparada para as comemorações de 70º. anos da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
A Coleção "setembro 1939" estará disponível para os usuários da Internet na Biblioteca Nacional Digital Polona, em http://www.polona.pl/ , já a partir de hoje, 26 de agosto de 2009.
Segundo os funcionários da Biblioteca, estes impresos "constituem uma valiosa fonte de conhecimento da situação e do humor que prevaleceu durante a luta pela soberania polaca durante a guerra defensiva de 1939, em casos muitos, os jornais eram uma das poucas, e muitas vezes, a única fonte de informações, especialmente para a população civil".