domingo, 22 de março de 2009

Aos Judeus polacos

Warszawskie getto" Warszawa 1988
United States Holocaust Memorial Museum.


O Gueto de Varsóvia - 1940/1943
Em todos os corações polacos, estas palavras
devem estar gravadas como na pedra:
O derramamento de sangue, o muro das execuções,
Dachau e Auschwitz e a nossa casa destruída,
Todas as sepulturas anônimas e todas as celas das prisões nos unem.

Władysław Broniewski

Um polaco, arquiteto dos deuses

Figura 3: Painel representando a santa ceia ao centro
Foto: Fabricio J. Nazzari Vicroski

É indiscutível a contribuição advinda da Polônia na formação da nação brasileira, sobretudo, na região Sul do país, onde a imigração polaca ocorreu de forma mais expressiva, especialmente a partir do século XIX.
Pode-se destacar inúmeras personalidades com intensa atuação em áreas como a política, medicina, engenharia, arquitetura, entre outros ofícios, alguns deles pioneiros em suas áreas, além, é claro, da grande massa de inomináveis camponeses, que, juntamente com levas de imigrantes de outras nacionalidades promoveram intensas modificações no sistema de produção agrícola do país, contribuindo explicitamente para o seu desenvolvimento econômico.
Gostaria, no entanto, de ater-me neste momento a apenas um destes aspectos, precisamente a contribuição ao meio artístico, descrevendo, de forma breve, a história do célebre artista plástico Arystarch Kaszkurewicz, e mais especificamente seu legado presente na forma de arte interna na Catedral de Erechim, município situado no norte do Estado do Rio Grande do Sul, região que recebeu grandes contingentes de imigrantes polacos.
Nascido em 1912, já em seus primeiros anos de infância Arystarch Kaszkurewicz viu o seu país ocupado e partilhado entre a Rússia, Prússia e Áustria, teve ainda o infortúnio de presenciar as duas grandes guerras do século XX, logo após a 1ª Guerra Mundial (1914-1918), a Polônia finalmente recupera sua independência no dia 11 de novembro de 1918, e o futuro artista cresce num país livre.
No entanto, é a 2ª Guerra Mundial (1939-1945) que deixa marcas profundas em Kaszkurewicz, pois a explosão de uma granada o fez perder as duas mãos e o olho esquerdo. A guerra fez com que abandonasse sua terra natal, e no ano de 1952 chega ao Brasil , estabelecendo-se inicialmente em São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo.


Figura 1: Um dos painéis da via-sacra
Foto: Fabricio J. Nazzari Vicroski



O artista, também formado em direito e fluente em nove idiomas, era especialista em afrescos, vitrais e mosaicos, encontrando grande destaque na Arte Sacra, à qual dedicou-se intensamente.
No ano de 2004 a jornalista Raquel Bueno, contando com o patrocínio da Eletrobrás, lançou um livro intitulado Aristarch - O Arquiteto dos Deuses, onde apresenta um belo resgate fotográfico das obras de Kaszkurewicz espalhadas por doze cidades brasileiras, uma pesquisa que lhe exigiu nada menos que sete anos de trabalho.
Suas obras estão espalhadas por 28 cidades brasileiras, desde o interior gaúcho como nas catedrais de Erechim e Passo Fundo ao nordeste do país, como no caso da catedral de São José em Fortaleza, no Ceará, além de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Santo André, Cuiabá, entre outras, e também no exterior, como Montevidéu no Uruguai.

Figura 2: Painel representando o batismo de Jesus
Foto: Fabricio J. Nazzari Vicroski

Em Erechim, podemos observar sua obra realizada com a técnica do esgrafito na Catedral São José, são quatorze painéis com dimensões de 3,57m de altura por 2m de largura representando a via-sacra (figura 1), além de três painéis maiores, um representando o batismo com 8,65m de altura e 3,66m de largura (figura 2), outro a ressurreição com 8,65m de altura e 3,76m de largura, e por fim, um maior no centro retratando a santa ceia, com 8m de altura e 15,95m de largura (figura 3), é neste painel de destaque que o artista discretamente deixou uma marca, uma alusão a Polônia, sua terra natal, trata-se da Orzeł Biały, ou seja, a Águia Branca, Sob a sigla JHS (do latim Jesus Hominum Salvator – Jesus Salvador dos homens). A águia é um símbolo com forte significado para os polacos, relacionado à própria fundação do país, e neste caso Kaszkurewicz representou-a com a coroa, fazendo uma alusão à Polônia independente, soberana (figura 4).

Figura 4: A águia branca com a coroa sob a sigla JHS
Foto: Fabricio J. Nazzari Vicroski

Para observadores desavisados, este é um elemento que provavelmente passará despercebido, no entanto, para um admirador com um conhecimento conciso acerca da história deste artista, sua obra poderá eventualmente fornecer outros significados.Wycinanka(figura 5), uma técnica artesanal muito popular na Polônia que consiste em recortar e colar pedaços de papel que combinados compõem formas geométricas com diversos estilos e motivos destinadas a decorar as residências, a primeira vista similares a um crochê.


Figura 5: A decoração lembra a Wycinanka
Foto: Fabricio J. Nazzari Vicroski


Notas
1 - Sua entrada no Brasil só foi possível em virtude de uma série de articulações, pois um decreto da época proibia a entrada de portadores de necessidades especiais no país, o que só foi possível com uma autorização do então presidente Getúlio Vargas.
2 - BUENO, Raquel. Aristarch - O Arquiteto dos Deuses. Eletrobrás. Campinas, SP: Ed. do autor, 2004.
3 - A técnica do esgrafito consiste basicamente em desenhos ornamentais a fresco que imitam o relevo.

Referências
BUENO, Raquel. Aristarch - O Arquiteto dos Deuses. Eletrobrás. Campinas, SP: Ed. do autor, 2004.
MALCZEWSKI, Zdzisław. Polskie ślady w Brazylii. Disponível em: . Acesso em: 11 fev. 2009.
PALDES, Julaine. Wycinanki - Recorte e Colagem. Revista Cekaw, Ano II, nº 5. Porto Alegre: 2008.
IAROCHINSKI, ULISSES. Saga dos Polacos - A Polônia e seus emigrantes no Brasil. Curitiba: U. Iarochinski, 2000.
. Acesso em: 11 fev. 2009.

Fabricio José Nazzari Vicroski nasceu no município de Áurea/RS em 1978. É Graduado em História pela URI- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim. Tem experiência na área de Arqueologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia de contrato, arqueologia pré-histórica, educação patrimonial, restauração de cerâmica arqueológica. Fez o curso de língua e cultura polaca, de um ano de duração, na Universidade de Wrocław, na Polônia.

P.S. Texto e fotos "postados" sob autorização do autor.