sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Brasileiro na Polônia - 2

O blog JAROSINSKI do Brasil apresenta mais um brasileiro que veio realizar um sonho na Polônia: viver na terra de seus ancestrais. O paranaense de São José dos Pinhais, Bruno Schivinski chegou aqui há 3 anos e meio. Fez o curso de idioma polaco na cidade de Łódź (pronuncia-se uúdji) e depois se tranferiu para Lublin onde faz duas graduações, nos cursos de sociologia e de gerenciamento.

JAROSINSKI do Brasil - Por que veio parar Polônia?

Bruno - Descendência polaca e vontade de aprender mais sobre a origem de minha familia.

JAROSINSKI do Brasil – O que mais gosta da Polônia?

Bruno - Das polacas (risos), gosto muito da cultura polaca, das pessoas, do sentimento amoroso com que os polacos têm com sua terra.

JAROSINSKI do Brasil – O que não gosta da Polônia?

Bruno - Difícil me dizer o que não gosto, mas se tem algo que ainda me incomoda um pouco é a falta de etos (costume) de trabalho em algumas pessoas mais idosas, que acabaram por perder -lo influenciados pelo longo período do socialismo no país.

JAROSINSKI do BrasilQuais as maiores dificuldades que encontrou na Polônia?

Bruno - Creio que ainda me seja a língua polaca, embora já possua um bom vocabulário, ainda tenho problemas com a gramática.

JAROSINSKI do Brasil - O idioma é assim tão difícil como se orgulham os polacos?

Bruno - A gramática é realmente muito complicada de se aprender, tem de trabalhar muito em cima para alcançar resultados.

JAROSINSKI do Brasil – É possível viver aqui sem aprender o idioma polaco?

Bruno - Acredito que viver em um país estrangeiro, seja ele qual for, deve se aprender a língua e a cultura de onde se vive. Caso contrário a pessoa vai ficar bloqueada e acabar vivendo dentro de seu próprio mundo.

JAROSINSKI do BrasilA Polônia que você encontrou é diferente daquela cultuada pelos descendentes de imigrantes no Brasil?

Bruno - A maior parte dos imigrantes polacos que conheco, que ainda mantém a língua e tradições polacas são do interior, ou são proprietários agrícolas. Creio que a Polônia brasileira não tenha muito em comum com a Polônia de 2009. 

JAROSINSKI do Brasil – Você acredita que a Polônia já se libertou de seu passado comunista?

Bruno - Como dito anteriormente, são ainda na sociedade muitos problemas que derivaram do longo período de comunismo, como a falta de costume para trabalhar, individualismo e isolamento social, falta de confiança social e entre muitos outros. Mas mesmo com esses problemas, a sociedade polaca está aceitando muito bem o sistema democrático, o mercado livre e entrada na UE.

JAROSINSKI do Brasil – Como você define a juventude polaca?

Bruno - Saudável, com vontade de mudar o que ficou de herança da época do socialismo e com desposição para estudar e adquirir conhecimentos.

JAROSINSKI do Brasil – Qual sua opinião sobre os idosos polacos?

Bruno - São pessoas maravilhosas que estão sempre prontas a ajudar e acolher de braços abertos aqueles que estão ao seu redor.

JAROSINSKI do Brasil – Que nomes famosos polacos você cita sem muito esforço?

Bruno - Com certeza Wałęsa, JP II, Koperniko, M. Skolodowska Curie e Chopin. 

JAROSINSKI do Brasil – Qual o prato da cozinha polaca que você mais gosta?

Bruno - Pierogi com Warka Strong! 

JAROSINSKI do Brasil – Qual prato da cozinha polaca você sabe preparar?

Bruno - Algumas sopas, alguns bolos e com certeza pierogi!

JAROSINSKI do Brasil – Beber aqui é um prazer, ou uma imposição ditada pela tradição?

Bruno - Beber é algo cultural. Quer ser polaco? Tem de beber como polaco!

JAROSINSKI do Brasil – Com que frase você define a Polônia?

Bruno - Forte e bela. 

JAROSINSKI do Brasil – Qual teu conselho para quem vem para visitar a Polônia?

Bruno - Ter no mínimo 20 dias livres para poder viajar e conhecer um pouco melhor os lugares históricos desse lindo país.

JAROSINSKI do Brasil – Volta para o Brasil com saudades do que viveu na Polônia?

Bruno - O que vivo na Polônia, com certeza mudou muito minha vida e tenho certeza de que nunca vou esquecer dessa oportunidade maravilhosa. Agradeço muito a Deus, a todos os polacos que me acolheram em seu país e ao consulado polaco de Curitiba, que ajudaram a tornar esse sonho realidade!

Madonna também na Polônia


Foto: Lucas Jackson - Reuters

Madonna que provocou tanto "frisson" no Rio de Janeiro e São Paulo há poucas semanas atrás, virá a Polônia pela primeira vez. Será na continuação de seu roteiro mundial pela Europa com o show "Sticky & Sweet Tour". As entradas já poderão ser compradas a partir de 20 de fevereiro próximo. O espetáculo será no dia 15 de agosto em Varsóvia, mp aeroporto Bemovo. Além de Varsóvia, Madoona estará se apresentando também em Praga, Madryt, Helsinki, Munique e outras cidades.
Madonna, na verdade Madonna Louise Veronica Ciccone, é uma entre as maiores estrelas da cena internacional, que nunca se apresentou na Polônia.
Pouco há pouco a Polônia vai sendo inserida nos "tours" dos grandes espetáculos internacionais. Já estiveram por aqui Eric Clapton e Cesaria Évora. Em Cracóvia já esteve também Joe Cocker da célebre canção "You are so Beautfull".