domingo, 7 de dezembro de 2008

Natal polaco em Curitiba

Jaselka no Bosque João Paulo II em Curitiba.

A Comunidade polaca de Curitiba celebra neste domingo no bosque João Paulo II, o natal tradicional polaco.  Neste sábado foi dia de São Nicolau, cultuado na Europa como o Papai Noel. è no dia 6 de dezembro que os polacos trocam presentes. No Natal, há a vigília e ceia do dia 24 de dezembro, mas sem presentes.
As festividades no Bosque do Papa são promovidas há 28 anos e segundo Danuta Lisicki de Abreu, uma das organizadoras da festa, "Nossa festa começou pequena, mas foi aumentando ao longo dos anos e hoje faz parte do calendário de comemorações do Paraná. Este ano, deve reunir entre 1,5 mil e 2 mil pessoas. Haverá diversas apresentações culturais e quiosques com comidas típicas polacas".
A programação tem início às 11:00 horas e consta de "obiad" (almoço) típico da culinária polaca, apresentações da Banda Lyra, de grupos folclóricos de dança e música, da banda brasileiro-polaca Coração Nativo e do coral da Universidade Tuiuti do Paraná. No final da tarde, às 17:00 horas, o grupo Wisła encena o Auto de Natal "Jaselka". 
Neste sábado foi reinaugurada, em Campo Largo, a Praça da Polônia, criada em 1971, para as Comemorações do Centenário da Imigração Polaca no Paraná. Abandonada durante muitos anos, ela foi remodelada ao custo de 130 mil reais e novamente entregue a comunidade polaca da cidade vizinha de Curitiba, onde pelos menos duas colônias de imigrantes polacos ainda resistem ao tempo e conservação as tradições, Colônia Dom Pedro e Ferraria.

Descoberto o "Van Gogh" Polaco

Obra de J. Wilewski

Nesta segunda-feira, 8 de dezembro, às 21 horas, o canal de televisão a cabo, Canal+ estréia nas telas o filme documentário "Spalony" de Ireneusz Dobrowolski.
O filme conta a história de um artista desconhecido no mundo e praticamente conhecido de umas dezenas de pessoas na Polônia.
Jacek Wilewski, nasceu em 29 de março de 1952, em Varsóvia, e foi viver na Suíça em 1968, onde acabou se naturalizando em 1983. O curioso é que estes dados são encontrados apenas na Enciclopédia do famoso "marchand" francês Jean-Pierre Benezit, pois não há nenhuma referência do "Van Gogh Polaco", na Polônia.  na página 609 da Enciclopédia Benezit pode-se ler um pouco mais sobre Wilewski.


Wilewski além de desenhos impressionantes também cria miniaturas gravadas à quente em material plástico. Assim quando se olha suas obras são transparentes. Leva uma vida tal qual o artista holandês. Segundo o diretor de "Spalony" sofre dos meus males, como depressão e alcoolismo. 

Jacek Wilewski

Ireneusz Dobrowolski é um diretor polaco, nascido em 1964. Dobrowolski estudou Teoria do Drama na Escola Nacional do Drama em Varsóvia. Em 2003, fundou a produtora de cinema Rekontrplan Film Group. Já dirigiu os filmes The Portraitist (2005), The Clinic of Little Creatures (2004); Theatre and Politics. Dziady (1967/68) (1991); Pospieszalscy (1990); Hubner (1990).

Saudita recebe prêmio Lech Wałęsa

Wałęsa com o príncipe. Foto: Dominik Sadowski / AG

O rei Abdullah Bin Abdulaziz Al Saud da Arábia Saudita é a primeira pessoa a receber o Prêmio Lech Wałęsa. Concedido pelo Instituto do sindicalista que derrubou o socialismo soviético foi criado com uma dotação de 100 mil euros ao vencedor. O Prêmio será anual.
Um filho do rei saudita Abdulaziz bin Abdullah Al Saud recebeu o troféu do próprio Wałęsa, neste sábado, em Gdańsk, durante as comemorações dos 25 anos do Nobel da Paz recebido pelo polaco.
Foto: Sławomir Kamiński / AG

O rei Abdullah foi agraciado pelos seu trabalho de diálogo inter-religioso, tolerância, paz, cooperação internacional e caridade. Três anos atrás, o rei financiou uma complicada cirurgia, numa clínica de Riad para separar duas meninas siamesas polacas, Daria e Olga Janikowa de Kujawsko-Pomorskie.