sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Editorial II: contra mentira e analfabeto funcional

Comecei a escrever este texto no espaço do comentário da nota que escrevi estes dias sobre João Paulo II, o maior patriota, mas acabei por me decidir a colocá-lo no espaço das informações e curiosidades que diariamente publico no Jarosinski do Brasil. E isto, por uma razão muito simples. O espaço de comentários é do leitor...o meu é aqui. Mas vamos ao que eu estava escrevendo e vim a concluir só aqui:

Antes de tudo quero afirmar que dou a cara e nome, não me furto a dar opinião e dizer o que faço e penso. Assim começo por definir a palavras anônimo e enganosa. A primeira, a anônimo é uma figura que não merece credibilidade, pois não tem coragem nem de mostrar a cara nem o nome. Sendo assim que importância teria sua palavra? Resposta: Nenhuma! Mas ainda assim cabe uma outra pergunta: O que pode comentar alguém assim?

Seja como for, aproveito este espaço, para contar algumas coisas e explicar outras, nesta minha intenção de expor minha percepção da realidade e das coisas da Polônia, a uma comunidade interessada. Comunidade de leitores que lê meus textos através de computadores de vários países.

Falando diretamente a este anônimo:
Procurei saber o que significa a palavra "Enganosa", que ele grafa em seu comentário.
E encontrei no "Dicionário Hoauis da Língua Portuguesa" (diga-se de passagem o mais completo e correto), a definição de enganoso:

n adjetivo
- 1 que contém ou esconde engano; falso, enganador
(adj.) Ex.: suas atitudes traíam intenções e.
- 2 próprio para enganar; capcioso, caviloso
Ex.: propaganda e.
- 3 que contém artifício; ilusório
Ex.: a esperança por vezes revela-se um sonho e.

Portanto, o anônimo está afimando que várias vezes eu tenho sido falso, capicioso, ilusionista, caviloso, traidor da verdade.Não posso e nem devo concordar com ele.
Assim fosse melhor seria parar de produzir este blog. Um espaço fruto daquilo que pesquiso, não em um, ou dois idiomas. Mas em pelo menos cinco. É fruto de leitura diária dos jornais polacos (lido no idioma polaco) e no que assisto e escuto nos canais de televisão da Polônia.
Moro e acompanho a realidade polaca desde Cracóvia e não de algum rincão do Brasil, Portugal ou qualquer outro do Planeta.
Minha intenção é sempre ser verdadeiro, tenho como lema de vida a verdade e a honestidade. mesmo que isto não combine com sucesso e riqueza. Se erros cometo na coleta da informação, nas traduções, grafia trato de corrigir imediatamente, alertado, ou não, por algum leitor. Mas daí a dizer que várias vezes tenho publicado informações enganosas a respeito da Polônia é inaceitável... é mentira...é grave!

Não sei se o anônimo é um polaco que não lê os jornais de seu país e que além disso, não entende muito bem o idioma português; ou é um brasileiro (ou português), que não lê jornais polacos diariamente, nem assiste televisão polaca todos os dias, que não entende o idioma polaco e se expressa muito mal no idioma português. E pior, não compreende e nem sabe nada da realidade polaca. Vive em completo equívoco. Talvez o anônimo pense e até possa entender de tradições levadas por seus bisavós há mais de um século ao Brasil. Que talvez até saiba cantar "Hej Sokołu", dar uns passos de krakowianki, mas não deve conhecer Edyta Geppert, Kazik e Doda.

Confirmando o que escrevi:
O primeiro-ministro Donald Tusk, como chefe de governo, esteve nas comemorações da Plac Piłsudski, sim! Mas, segundo os jornais Gazeta Wyborcza e Rzeczpospolita, ele não foi convidado pelo presidente Lech Kaczyński para a noite de gala no Grande Teatro de Varsóvia... E realmente segundo a TVP, a TVN e a Polsat, ele não esteve presente. A TVP transmitiu ao vivo o espetáculo e não mostrou Tusk nenhuma vez.
Portanto, das duas uma, ou os jornais e TVs mentiram e eu corroborei com a mentira, ou o anônimo não sabe do que está falando e ao me acusar de prestidigitador está me ofendendo e a todos os leitores que me acompanham.
Quanto à Wałęsa... definitivamente o anônimo não sabe nada do que se passa na Polônia. Não ficou provado nada até agora, se ele foi, ou não agente do serviço secreto do governo comunista que vigorava na Polônia na década de 70. E se foi? Há algum problema nisso? Por acaso, se realmente isto for verdade, o faz menos herói do que foi é em vida? Contudo, até o momento as acusações não ficaram realmente provadas e comprovadas.
O que houve, e isto n'ao se pode negar, porque causou comoção no país, foi a publicação de um livro, organizado por dois pesquisadores do Instituto da Memória Nacional, e que lançaram uma série de acusações muito sérias contra Wałęsa. Basearam suas argumentações em documentos que até agora não ficaram provados se são verdadeiros. O Instituto é uma entidade que tem como objetivo resgatar a memória da nação. Mas vem sendo patrocinada pelo governo de ultra-direita do Presidente Lech Kaczyński e tem se promovido na imprensa, através de uma verdadeira caça as bruxas do período comunista do país. Nem no tempo do senador Joseph McCarthy, nos Estados Unidos, houve um movimento tão destemperado para condenar todos os comunistas do passado, como está fazendo esta instituição e o governo Kaczyński. Muitas pessoas já foram demitidas, censuradas, pressionadas, ou desmoralizadas pelo seu passado comunista.
Erram pois, duas vezes, os pesquisadores, o instituto e o patrocinador. Uma porque o comunismo na Polônia foi Stalinista e, segundo, não foi comunismo de esquerda (absurda esta afirmação? Não!), mas sim de direita. Ao que parece o mesmo espectro político dos caçadores do IMN e provavelmente o deste anônimo. Esta instituição e seus membros julgam a tudo e a todos, como magistrados fossem. Quando a verdadeira justiça, a dos tribunais, dá uma sentença, tratam de ridicularizar o juiz.
Wałęsa tem provas de que não foi agente, nem delator e as apresentou à sociedade. Afirma que os dois pesquisadores e o IMN mentem e, ao contrário do que diz o anônimo, continua gozando do maior prestígio entre os polacos.
Prova disso são as diversas pesquisas de opinião publicadas e não a vontade do anônimo de obscurecer o único herói vivo da Polônia, reconhecido não só na Polônia, mas no mundo inteiro.
Estariam estas pesquisas passando um resultado enganoso, como faz crer o anônimo à respeito das minhas informações? Para conferir, repito, a seguir, uma destas pesquisas publicadas por ocasião das comemorações dos 90 anos de Independência da Polônia.

Fonte: GfK Polonia/Rzeczpospolita

Se o anônimo sabe ler em polaco, esta ilustração da agência GfK Polonia, publicada no dia 10 de novembro último, mostra que Lech Wałęsa é a única pessoa viva importante, entre aquelas que mais influenciaram para a Independência da Polônia no século XX. O eletricista-presidente de segundo grau de escolarida obteve 9% da opinião pública da Polônia. O Papa João Paulo II (Karol Wojtyła) com 55% e o marechal-presidente Józef Piłsudski, já mortos, foram os únicos que ficaram na frente de Wałęsa, com 55% e 25% respectivamente. O cardeal Stefan Wyczyński, que ficou preso durante 3 anos pelo governo comunista entre 1953 e 56 ficou com 7% e o pianista-primeiro ministro Ignacy Pederewski com 2%. Ambos estão atrás do líder do Solidariedade.
Nenhuma outra pessoa viva atualmente na Polônia foi citada pela pesquisa. Também nenhuma pesquisa até hoje demonstrou que o sindicalista que derrubou o sovietismo não tem o carinho e o apoio da população polaca. Se Lech Wałęsa não foi reeleito em sua tentativa à presidência do país não significa que ele não tenha respeito de seus concidadãos.
Dias atrás houve uma celebração da conquista do Prêmio Nobel da Paz e centenas de polacos e personalidades do mundo inteiro estiveram na Polônia para ouvir o historiador Norman Davis falar sobre o papel histórico de Wałęsa e sua inportância nas reviravoltas que o mundo deu no fim do século XX. O inglês é autor entre outros livros, "História da Europa", "História da Polônia", "Levante de 44", "História da Segunda Guerra Mundial" e a "História da cidade de Wrocław". Autoridade maior e isenta não poderia ter sido convidada para falar sobre o líder do Solidariedade.
Quem será que está enganado, ou enganando com seu comentário. Eu que mostro a cara, ou alguém que gostaria, pelo teor das palavras em seu texto, que o Padre Rydzyk fosse o presidente da Polônia? Ah! não sabe quem é o padre? E por que falo neste padre aqui? Porque ele é um fascista, racista, anti-semita, anti-ecumênico religioso e que embora todos estes adjetivos foi o responsável direto pela eleição do direitista Lech Kaczyński e seu irmão gêmeo (nomeado imediatamente primeiro-ministro) nas últimas eleições presidenciais. Com sua rádio Maria atinge os católicos fervorosos, nacionalistas, saudosos do comunismo stalinista de direita que comandou a Polônia por décadas. Sim! São muitas as pessoas saudosas do comunismo na Polônia, mas engraçado estas pessoas não são de esquerda, são conservadoras, de direita, fanáticas pelo catolicismo do Padre Rydzyk.
Mas de concreto mesmo é que o gêmeo não durou muito. Nas últimas eleições, o gêmeo Jarosław (motivo de piadas na Europa) perdeu o cargo de primeiro-ministro e foi defenestrado pelas urnas populares do Congresso Nacional. Se o presidente tivesse concorrido a algum cargo parlamentar com certeza teria o mesmo destino, ou seja, o ostracismo político. O que lhe salvou é que não se candidatou e tem mais algum tempo na presidência.
Encerrando, quero fazer um convite a este anônimo.
- Por favor, aponte em que outras informações publicadas há mais de um ano neste blog, o que é enganoso, o que é mentira e prove que estou faltando com a verdade, mostrando ao mesmo tempo seu nome e sua cara.
Quero acreditar que o anônimo não está me ofendendo, já que mais parece um analfabeto funcional, do que alguém inteligente. Pois não entende o que lê, apesar de ter freqüentado os bancos escolares e sair por aí comentando o que não sabe e não entende.
Posso até aceitar que tenha uma visão diferente da minha, que não concorde com meus posicionamentos, como vejo e entendo a Polônia onde vivo, por só escrever a palavra polaco, entender política de outro modo que o dele, mas que por tudo isto, ele me denomine falso... Não posso aceitar!
Se determinadas pessoas querem erigir um monumento a Hitler, Generalíssimo Franco, Salazar, Stalin, Mengele, Vargas, Médici, Pinochet, Mussolini, Berlusconi (juntos ou separados), porque acreditam piamente que eles são injustiçados... Que o façam! Mas não esperem que eu concorde com um absurdo desses.

Filme polaco no mercado mundial

Hajdarowicz ao centro, recepcionando em sua casa o diretor brasileiro Murilo Pasta (à direita), o ator espanhol Fele Martinez e atriz brasileira Mariana Loureiro do filme Carmo.
Foto:Ulisses Iarochinski

Neste ano pela primeira vez na história do Instituto Polaco do Filme representou o cinemada Polônia na maior feira mundial do filme, ocorrida na Califórnia, agora em novembro. Isto foi possível graças a colaboração com a European Film Promotion e a Gremi Film Production.
A Gremi de Cracóvia, do mesmo produtor do filme brasileiro Carmo, Grzegorz Hajdarowicz, foi em parte a maior responsável por levar produções de 26 empresas e instituições de 12 países. Os filmes foram apresentados no Loews Hotel em Santa Monica, Los Angeles, onde se concentram os mais importantes produtores mundiais do cinema.
Foi uma oportunidade também para se fazer campanha na American Film Market do filme polaco candidato ao Oscar, "Sztuczki". O representante da Polônia, foi apresentado pela primeira vez nos Estados Unidos no Aero Theatre de Santa Monica, dia 7 de novembro passado. Na mesma mostra também foram apresentados os candidatos da Suíça, Áustria, Finlândia, Luxemburgo e Holanda. O mercado de cinema foi até o dia 12 último. 

Cena do filme Sztuczki

O filme candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2009, "Sztuczki" é dirigido por Andrzej Jakimowski e tem no elenco Tomasz Sapryk, Joanna Liczowska, Marzena Sztuka, Ewelina Walendzia, Damian Ul e Rafał Guźniczak. O filme já recebeu 30 prêmios internacionais e foi distribuído para 26 países.

Stefek, interpretado por Damian Ul

O filme conta a história do menino Stefek que desafia o destino aos seis anos de idade. Ele acredita que a cadeia de eventos que ele põe em marcha irá ajudá-lo a se aproximar do pai, que abandonou sua mãe. Sua irmã Elka, de 17 anos, ajuda-o a aprender como "subornar" o destino com pequenos sacrifícios.