sábado, 1 de novembro de 2008

Finados na Polônia é à noite

Foto: Ulisses Iarochinski

Milhares de castiçais de vidros coloridos contendo velas ficaram iluminados já nesta noite de sexta-feira para sábado. Os polacos tem por tradição rezar pelos mortos no finados durante a noite. Durante o dia limpam os túmulos, colocam flores e estes castiçais de vidro e apenas de noite voltam em família, com crianças e todos para rezar e homenagear seus mortos. A foto é no Cemitério Rakowicki de Cracóvia, o maior da cidade e o segundo do país. Nele estão enterrados grande parte dos heróis, artistas e personalidades da nação, como o pintor Jan Matejko, o diretor teatral Tadeusz Kantor e os pais do Papa João Paulo II, Emilia e Edmund Wojtyła.
A Polônia este fim de semana, ou está nas estradas (viajando) ou nos cemitérios, dos grandes da cidades aos pequenos do sertão, onde sempre ao lado de uma igreja há um campo santo. também na Polônia está o maior cemitério sem tumbas de todo o mundo: Auschwitz-Birkenau.

O maior cemitério sem tumbas do mundo: Auschwitz Birkenau. Foto Ulisses Iarochinski

Villa Decius: Troféu Sérgio Vieira de Mello

O Embaixador brasileiro na Polônia, Carlos Alberto Simas Magalhães, entrega o troféu Sérgio Vieira de Mello, a senhora Krystyna Pryjomko-Serafin. Foto:P. Mazur

Pela quinta vez consecutiva a Associação Villa Decius de Cracóvia realiza sua premiação internacional denominada Embaixador Sérgio Vieira de Mello, alto comissário das Nações Unidas, morto em atentado no Iraque.
O prêmio com o nome do diplomata brasileiro é concedido a organizações e pessoas que contribuem especialmente para coexistência pacífica das sociedades, religiões e culturas.
A cerimônia deste ano acontceu no último dia 16 de outubro, precedida da conferência internacional "Metas milenares da Cultura?"
O troféu Sérgio Vieira de Mello este ano foi concedido para a senhora Krystyna Pryjomko-Serafin, na categoria pessoal. Ela criou a Fundação Casa São Gabriel de Shiefild, que coopera com a Fundação Centro de Desenvolvimento e Cooperação, que por sua vez, ocupa-se do Centro Residência Educacional para Filhos de Prisioneiros de Instituições Penais em Arushy, na Tanzania.
Na categoria organizações, o prêmio foi para Fundação Helsinqui do Direitos Humanos.
Estiveram presentes na cerimônia o representante da Presidência da República da Polônia, o Embaixador do Brasil, o Embaixador da Suécia, Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, consulados e organizações ligadas a defesa dos direitos humanos.
A Associação Villa Decius foi fundada em 1995, por representantes do mundo das ciências, economia e cultura como o objetivo de servir ao dialogo internacional de culturas. Entre suas metas principais está o desenvolvimento de atividades para um instituto de estudos avançados, proteger a tradição da Villa Decius e desenvolver um fórum para a cooperação nas áreas culturais e econômicas.
Foto: J. Jastrzębski

A associação ocupa um antigo palácio cracoviano de 1535, construído pelo húngaro Jost Ludwig Dietz. Para a construção, ele contratou três arquitetos italianos, Giovanni Cini de Siena, Zenobius Gianotti de Roma e Filippo de Fiesole. Localizado no bairro de Sowiniec, em meio a um grande parque renascentista e muito próximo da Montanha e Bosque do Przegorzały e do Zoológico de Cracóvia.