domingo, 27 de julho de 2008

Sobieski faz sucesso nos "States"

Foto: Kamil Porembiński

A "Wódka Sobieski" (vúdca) chegou apenas um ano atrás ao mercado Norte-americano. Os amantes da vódca polaca durante anos se concentraram apenas na marca "Belvedere".  Mas segundo a empresa Imperial Brands, a venda casada com a Belvedere, permitiu vender nos Estados Unidos a 200 mil caixas da Sobieski. Chester Brandes, presidente da distribuidora de wódka polaca nos Estados Unidos afirmou que: "Não  há dúvida, que estamos no rumo de certo para alcançar mais de um milhão de caixas nos próximos cinco anos."  A "Wódka Sobieski" é  vendida nos Estados Unidos por 10,99 dólares a garrafa de 0,75 litro e 19,99 dólares a garrafa de 1,75 litro. A Imperial Brand lançou uma campanha com o anúncio "Prawda w wódce" (a verdade em vódca). Enquanto isso a especial "Belvedere", uma das mais caras vódcas polacas continua fazendo sucesso em todo o mundo e não só a Wyborowa.  Krzysztof Tryliński, diretor da "Belvedere", lançou ações de seu grupo no valor total de 1 milhão de euros (1350 zł cada ação). No final de junho cada uma valia apenas 200 złoty. 

P.S. Enquanto isso no Brasil, muitos importadores e consumidores continuam achando que a Wyborowa é russa, desconhecendo que a verdadeira pátria da wódka (vudca - aguardente) é a Polônia. Além da Wyborowa, Sobieski e Belwedere, a Polônia possui centenas de marcas, como a Chopin, Krakowska, Dębowa, Krolewska e etc.

Causas das emigrações polacas

Imigrantes desembarcam no Porto do Rio de Janeiro - Arquivo: Ulisses Iarochinski

Quando a imigração polaca começou no Brasil, não existia o "Estado" Polaco, mas somente a nação. A Polônia, após ter sido um dos maiores países europeus nos séculos dezesseis e dezessete, foi invadido no século dezoito pelos seus três poderosos vizinhos, Rússia, Áustria e Prússia (Estado inventado por invasores alemães das terras Ocidentais da milenar Polônia). A parte ocupada pelos prussianos compreendeu a Pomerânia (ao Norte) e a Silésia. (a Sudoeste, Oeste). Foram destas duas regiões que partiram os primeiros contingentes emigratórios. para o Brasil. Entre as causas principais estavam as duras perseguições impostas aos polacos pelos invasores germânicos, como:
* Proibição da língua polaca nas escolas primárias, normais e secundárias. (Repetindo o que tinham feito no passado, ao tempo da invasão teutônica)
* Campanha sistemática para a "despolonização" dos nomes de acidentes geográficos, ruas, praças e até nomes e sobrenomes de pessoas. (Gdańsk virou Dantzig)
* Proibição para os padres católicos proferirem sermões em língua polaca.
* Forte censura da imprensa polaca
* Venda obrigatória das terras agrícolas dos polaca.
Essa campanha pela despolonização da população foi denominada de Kulturkampf.
Os russos, por sua vez, ocuparam a maior parte central e Leste das terras polacas e da mesma forma impuseram drásticas medidas para apagar qualquer traço polaco da face da terra. As medidas draconianas previam:
* Proibição do idioma polaco nos atos oficiais
* Perseguição da igreja católica e imposição da igreja ortodoxa
* Proibição do idioma polaco nas escolas
* Proibição aos polacos de ocuparem cargos na administração
Finalmente, os austríacos foram um pouco menos duros. O Império Austro-Húngaro foi obrigado a fazer concessões para as nacionalidades que viviam em terras polacas. Viena renominou a região para o nome de Galícia e a transformou numas das regiões mais pobres e de maior atraso e estagnação do Império.
Essa política de repressão comandada em conjunto pelos invasores causou enorme sentimento de revolta. Nos anos de 1830, 1863 e 1905 ocorreram violentas revoluções em solo polaco contra o domínio invasor.
Portanto, é compreensível que muitos polacos, vivendo nestas circunstâncias pensassem em emigrar. Os primeiros grupos de emigrantes partiram justamente das terras ocupadas pelos germânicos e em alguns momentos foram confundidos como sendo alemães, em razão dos nomes que portavam nos documentos ( uma das imposições dos invasores: a troca de nomes polacos por germânicos).
Por isso mesmo, tem muito descendente polaco no Brasil pensando que sua origem é alemã , ou austríaca porque o ancestral chegou com um passaporte alemão, ou austríaco, embora tenha sobrenome polaco.

P.S. Mais sobre o assunto no livro SAGA DOS POLACOS de minha autoria. Compre através do telefone (+55) 41 3336 4275.