sexta-feira, 6 de junho de 2008

Dragão de Ouro para "Alumbramiento"

Cine Kijów em Cracóvia, sede do festival
Com uma grande festa de gala, encerrou-se na noite desta quinta-feira, o 48° Festival do Filme de Cracóvia. Mais de 30 pessoas receberam os troféus Dragão de Ouro / Prata, Chifre de Ouro / Prata, Cavalinho-de-Pau de Ouro e diplomas nas categorias nacional, internacional e documentários, além de prêmios especiais e estudantis.

Na categoria Internacional:
Troféus Dragão de Ouro e de Prata

O júri composto por Andrzej Fidyk - presidente (Polônia), Nenad Puhovski (Croácia), Irena Taskovski (Grã-Bretanha), Gerrit van Dijk (Holanda e Laurence Boyce (Grã-Bretanha) anunciou os vencedores :
O Dragão de Ouro para o filme “Alumbramiento” dirigido por Eduardo Chapero-Jackson (Espanha).
O Dragão de Prata para o diretor do melhor filme de animação para: Wiola Sowa, pelo filme “Refreny”(Polônia).
O Dragão de Prata para o diretor do melhor filme de ficção para: Agnieszka Smoczyńska, pelo filme “Aria Diva” (Polônia).
O Dragão de Prata para o diretor do melhor filme documentário para: Marcin Koszałka pelo filme “Do bólu” (Polônia).
Prêmio UIP Cracow de Nominação para o European Film Award, na categoria de curta-metragem para o filme “Time Is Running Out” dirirgido por Marc Reisbig (Grã-Bretanha).
Diplomas honorários para os filmes: “Humoresca” dirigido por Diana Deleanu (Romênia) e “Sianoze” dirigido por Rokhsareh Ghaemmaghami (Irã).
Prêmio FIPRESCI (Críticos de filme Internacional) concedido pelo Juri do 48° Festival do Filme de Cracóvia e composto por Maria Kornatowska (Polônia), Tomislav Sakic (Croacia), Ingeborg Bratoeva (Bulgária) foi dado para o filme da diretora polaca Wiola Sowa por seu filme de animação “Refreny”. Os críticos consideraram o filme como mostra de expressão individual, imaginação original e de perspectiva artística acima da média.
Integrantes do FICC (International Federation of Film Discussion Clubs) também assistiram todos os filmes da competição internacional e decediram dar o Prêmio Don Quixote para o filme “Le Jardin de Jad” dirigido por Georgi Lazarevski (França). Este júri do FICC foi composto por Arnold Deć (Polônia), Arne Feddersen (Alemanha) e Mats Frendberg (Suécia).
O Juri Estudantil composto por Juliusz Lubelski, Sebastian Liszka e Jacek Dziduszko decidiram dar o prêmio para "Auf Der Strecke” dirigido por Reto Caffi (Alemanha/Suíça). O Diploma de Honra foi para Marc Reisbig, diretor de “Time Is Running Out” (Grã-Bretanha.

Categoria Documentários:

Troféu Chifre de Ouro

O júri desta categoria foi presidido por Jerzy Śladkowski (representando ao mesmo tempo a Súecia e a Polônia), Sean Farnel (Canadá) e Michał Chaciński (Polônia), apresentou os seguintes ganhadores:

O Chifre de Ouro de melhor filme foi para ”Revue” dirigido por Sergei Loznitsa (Alemanha/Rússia/Ucrânia)
O Chifre de Prata para o melhor diretor foi para Igor Heitzmann do filme “Nach Der Musik”.
O Juri Estudantil composto por Marta A. Zajbert, Stanisław Liguziński e Jakub Klich decidiram dar o prêmio para o filme "Złota rybka" dirigido por Tomasz Wolski.
O Diploma de Honra foi para Michael Noer, diretor do filme "Vesterbro".

Categoria Nacional:

Troféus Cavalinho-de-Pau de Ouro e de Prata

O Juri desta categoria foi composto por Witold Giersz – presidente, Sławomir Fabicki, Bożena Janicka, Antoni Krauze e Rafał Skalski, que decidiram dar prêmios para:

O Cavalinho- de-Pau de Ouro para o filme "Gugara" dirigido por Jacek Nagłowski e Andrzej Dybczak.
O Cavalinho- de-Pau de Prata para o diretor do melhor documentário, Maciej Cuske do filme "III. Pamiętaj, abyś dzień święty święcił".
O Cavalinho- de-Pau de Prata para a diretora do melhor filme de animação, Wiola Sowa do filme “Refreny”.
O Cavalinho- de-Pau de Prata para a diretora do melhor filme de ficção, Agnieszka Smoczyńska, do filme “Aria Diva”.
Diplomas Honorários para os filmes “Kamienna Cisza”, dirigido por Krzysztof Kopczyński; “14 Dni. Prowokacja Bydgoska”, dirigido por Jacek Petrycki e Grzegorz Eberhardt; “Do bólu”, dirigido por Marcin Koszałka.
Prêmio "Presidente da Associação dos Cineastas Polacos" de melhor filme para Tomasz Jurkiewicz, diretor de "Radioakcja”.
Prêmio "Presidente da Associação dos Cineastas Polacos" de melhor montagem para Wojciech Jagiełło do filme "Aria Diva”.
Prêmio "Presidente da Televisão Estatal Polaca" para o melhor filme documentário para Jacek Nagłowski e Andrzej Dybczak, diretores de "Gugara” .
Prêmio "Presidente da Televisão Estatal Polaca" para o melhor diretor de fotografia de documentários para Szymon Lenkowski do filme "Jak w niebie”, dirigido por Filip Marczewski.
Prêmio Maciej Szumowski - fundador do Kino Polska e TV Cyfrowy Polsat para o diretor Kuba Maciejko, diretor de "Felgarz z Woli”.
A Escultura Bronisław Chromy para o melhor produtor polaco de filme curta-metragem e documentário para a Mistrzowska Szkołą Reżyserii Filmowej Andrzej Wajdy.
O Juri Estudantil composto por Agnieszka Winczakiewicz, Dorota Timew e Marta Sykut decidiu dar o prêmio para o filme "III. Pamiętaj, abyś dzień święty święcił”, dirigido por Maciej Cuske (Polônia).
Diploma Honorário para Michał Jóźwiak, diretor de "Henio, idziemy na Widzew” (Polônia.

Controle na fronteira austríaca

Foto: Piotr Nowak
O governo austríaco, alegando medidas de segurança, reativa o controle de passaporte nas fronteiras do país durante a realização dos jogos da Euro2008. Dessa forma fica sem efeito, o livre trânsito dos europeus da zona Schengen.
O ministro do interior da Polônia, Grzegorz Schetyna, pediu ontem aos torcedores polacos que mantenham a calma e evitem discutir com os agentes de fronteira. Em vez de discutir devem apresentar a carteira de identidade, ou o passaporte. Para ajudar o ministério colocará pessoal polaco naquelas fronteiras, apesar da Polônia, não ter limites geográficos com a Áustria.
Da mesma forma, a Suíça, outro país sede do torneio, exige o documento de viagem. Mas neste caso é por que aquele país não faz parte da União Européia e tampouco da zona Schengen.
O controle já está sendo feito desde o último dia 02 de junho e vigorará até primeiro de julho. Depois acaba-se novamente a exigência de documentos para cruzar a fronteira com a Áustria.
A alegre e comportada torcida polaca pretende invadir literalmente as cidades onde acontecerão os jogos da Polônia contra as difíceis equipes da Alemanha, Croácia e da anfitriã Áustria, na primeira fase.