sexta-feira, 16 de maio de 2008

Devolvida cidadania polaca a israelense

Roqueiro polaco-israelense Efraim Shamir

O roqueiro israelense Efraim Shamir tem confirmada sua cidadania polaca. A entrega da cidadania foi nesta sexta-feira, 15 de maio. O conhecidíssimo músico pop israelense que viveu quando criança em Bytom, na Silésia, Sul da Polônia, foi expulso junto com sua família em 1968, durante a onda anti-semita desencadeada pelas autoridades comunistas da Polônia.
"Eu estou alegre e feliz que tenha sido possível fazer isto tudo tão rápido", disse o cantor, que agora é ao mesmo tempo polaco e israelense. Shamir recordou que quando estava deixando a Polônia, em 1968, pensou que nunca mais voltaria a pisar o solo da terra onde nasceu. Ele se sentia ofendido com as provocações dos amigos que preferiram confiar nas autoridades comunistas do que nele. "Eu percebi então que meu futuro aqui estava impedido e que eu não alcançaria nada na Polônia." Com o passar do tempo, morando em Israel, sua atitude para a com a Polônia foi mudando e cada vez mais crescia nele um desejo de voltar ao país de sua infância.
Em março de 1968 muitos polacos de origem judaica tiveram que compulsoriamente deixar a Polônia com um documento de viagem dizendo que eles não eram mais cidadãos polacos. Entre 10 mil a 20 mil polacos de origem judia deixaram a Polônia. Efraim Shamir solicitou a confirmação de sua cidadania polaca na última terça-feira, 12 de maio, ao Presidente da Voivoda da Silésia. Ele disse que com sua ação, além de querer profundamente a Polônia, deseja cooperar com os artistas polacos. O músico pop israelense-polaco afirmou que sempre quis voltar às raízes, mas que isto definitvamente não foi um caminho fácil.

Roger vai ser vendido

Foto: Arquivo Fakt
O jornal Fakt traz em seu cadrno de esportes hoje, 16 de maio, o que pode ser a "transferência mais sensacional do ano". Tudo porque o clube israelense Maccabi de Tel Awiw quer comprar o passe do jogador brasileiro Roger Guerreiro, que há um mês ganhou a cidadania e o passaporte polaco para jogar na seleção polaca, na Euro 2008, que acontece no próximo mês de julho na Áustria e Suíça.
O Maccabi é o time de futebol mais vezes campeão no Oriente Médio. Foi 19 vezes campeão de Israel e 22 vezes vencedor da Copa Israel. Na última temporada, no entanto não passou da sétima posição. Nunca jogou uma copa européia, mas está decidido a investir forte nesse sentido. Recentemente o clube foi comprado pelo milionário canadense de origem judaica Alex Schneider, que fez fortuna no comércio de metais. Sua fortuna é calculada em 2 bilhões de dólares.
Schneider quer que o Maccabi jogue a Copa dos Campeões da Europa e não vai medir esforços e dinheiro para alcançar seus objetivos. Vai investir não só no futebol, mas também no basquetebol.
E segundo informações da imprensa de Israel, na lista dos futuros jogadores do Maccabi, o paulista Roger é o primero a ser comprado. Mas de acordo com o Fakt de Varsóvia, o canadense judeu vai encontrar forte concorrência pelo "cidadão polaco" do Legia Warszawa. O Spartak e Dynamo de Moscou já ofereceram 4,5 milhões de Euro por Roger, além do clube turco de Istambul, Besiktas e do Paris Saint Germain.
Esta informação deixa a pensar que a rapidez com que o Presidente Lech Kaczyński concedeu a cidadania ao jogador de futebol brasileiro Roger foi apenas uma negociata. Sim! Que explicação pode haver para o fato de em duas semanas, Roger, que trabalha (joga bola) na Polônia há cerca de três anos, sem possuir ascendência polaca, já esteja portando passaporte polaco (Comunitário da União Européia), quando o normal seria após cinco anos de residência e trabalhos fixos no país receber a "residência permanente" e não a cidadania?
Por que ele é um bom jogador e na sua posição os jogadores polacos são horríveis? Como deu a entender um comentário anônimo neste blog de que este jornalista estaria com inveja de Roger ser bom jogador de futebol?
Não! A questão da cidadania para Roger parece esconder outros interesses, que não só o de colocá-lo para jogar na seleção polaca na Euro2008. E depois, Roger é vendido, vai morar na Rússia, Turquia ou Israel e continua cidadão polaco com passaporte?
O último que recebeu esta honraria que buscam milhares de descendentes de polacos no Brasil, Argetina, Uruguai, Peru, Equador, México, Estados Unidos, Canadá, Australia, Bielo-rússia, Lituânia, Ucrânia, Casaquistão e, Moldávia, foi o nigeriano Emmanuel Olisadebe, que hoje joga na China. Tanto Roger como Olisadebe não conhecem nada da história da Polônia e com muito esforço conseguem pronunciar com forte sotaque "din dóbri" e "dincuie". Estes orgulhosos da descendência polaca, quando seus pedidos passam pelo crivo dos consulados têm de esperar em média dois anos por uma resposta. No caso daqueles que descendem de emigrantes que partiram da Polônia ocupada pelas três nações invasoras no período de 1795 a 1918 ainda enfrentam a "interpretação" dos funcionários que julgam os pedidos. Apesar das leis que regem a cidadania polaca não mencionarem em nenhum parágrafo de forma clara e cristalina, estes funcionários das Voivodas (Administração regional equivalente a Estado) alegam que os solicitantes não são descendentes de cidadãos polacos, pois estes seriam russos, prussos ou austro-hungaros. E depois ainda vêm um anônimo dizer que estou com inveja do Roger. Muito pelo contrário, que este seja muito feliz em sua carreira futebolística, mas com seu passaporte brasileiro e com a "camisa canarinho" da seleção Penta-Campeã do Mundo e não com a branca e vermelha da Polônia. Quantos estrangeiros já jogaram na seleção brasileira? Quantos paraguaios, argentinos e uruguaios já tiveram cidadania e passaporte brasileiro para jogar na Seleção Canarinho? Os anônimos estão convidados a responder.

Pianista polaco em Curitiba


Curitiba recebe nesta sexta-feira música polaca da melhor qualidade. Na capela Santa Maria acontece o recital de piano com o pianista polaco Marian Sobula. Vencedor de vários concursos nacionais (na Polônia) e no exterior. O programa do concerto incluirá obras de Chopin, Beethoven e Liszt.
Na abertura de seu site oficial, Sobula conta com uma apresentação bastante elogiosa de seu trabalho feita pelo prof. Andrzej Pikul que diz, "Marian Sobula obdarzony jest najwyzszej rangi naturalnymi predyspozycjami wirtuozowskimi, szlachetną wrazliwością, zróznicowaną paletą środków wyrazowych, kolorystycznych, a takze płomiennym temperamentem." Ou seja, que Sobula é talentoso e possui o mais alto nível com a predisposição natural dos virtuosos, rara sensibilidade, paleta diferenciada e expressiva em tons e cores com um temperamento férreo.
Marian Sobula é graduado pela Academia de Música de Cracóvia onde estudou com o prof. Pikul. Foi aluno também em Karlsruhe na Alemanha do prof. Sontraud Speidel. Mas desde criança foi aluno da famosa professora polaca Janina Butor. Realizou ainda cursos com os professores internacionais Andrzej Jasiński, John O’Conor, Noel Flores, Vladimir Krainev, Hans Leygraf, Solomon Mikowsky, Gyorgy Nador, Jerome Rose, Arie Vardi. Atualmente faz pós-graduação simultaneamente na Academia de Cracóvia que orientado em mestrado pelo prof. Andrzej Pikul e na Accademia di Santa Cecilia em Roma com o pianista, prof. Sergio Perticaroli.
Sobula já recebeu prêmios na Polônia, Itália e Espanha. Fez concertos em várias cidades da Polônia, Am Gasteig em Munique, Beethovenhalle em Bonn, Bosendorfer Saal em Vienna, Auditorium Parco Della Musica em Roma, Salle Invalides em Paris, Teatro Sperimentale em Ancona (Itália), Teatro Comunale in Treviso (Itália), Concert Hall Center in Minneapolis (Estados Unidos), Seymour Theater Center em Sydney (Austrália), e Denki Bunka-Kaikan em Nagoya (Japão). Sobula está de passagem por Curitiba com destino a Santiago do Chile onde se apresentará na seqüência.
A Capela Santa Maria esta localizada na esquina das ruas Marechal Deodoro e Conselheiro Laurindo (antigas instalações do Colégio Santa Maria. Sobula volta a se apresentar no dia 19 de maio, às 20:00 horas no Colégio Marista Santa Maria, na Rua Joaquim de Matos Barreto 88, Bairro São Lourenço. A entrada para ambos concertos é gratuita. Maiores informações com Magdalena Cionek, no Consulado Geral da Polônia, em Curitiba, pelo tel. (0xx55) 41 3019 4662.

Samba e choro em Varsóvia

Foto: divulgação
Varsóvia recebe no final de maio, o grupo de samba carioca Unha de Gato. Os shows acontecem nos dias 28/05, no Monobar, rua Mazowiecka, e 30/05, no Cafe Muza, rua Chmielna, sempre àss 21:00. O preço dos ingressos é de 20 zł.
O Unha de Gato é conhecido pelas suas origens na Lapa, bairro boêmio próximo ao centro do Rio de Janeiro. No repertório para estas apresentações na Polônia além de composições próprias, uma seleção de sambas, choros e bossa nova tradicionais.
O Unha de Gato tem como idéia motivadora de reunião de seus componentes o resgate das tradições da música popular brasileira. A proposta é preservar e divulgar a cultura musical mais característica da antiga capital Brasileira.
O grupo é formado por Chico Alves (voz), Daniel Scisinio cavaquinho e voz), Leandro Saramago (violão e voz), Rodolpho Dutra (pandeiro) e Tiago Souza (bandolim), além das participações de Ivan Mendes (clarinete e percussão) e Dinho (surdo e percussão). Maiores informações com a Ana Carolina Walczuk Beltrão, que leciona língua portuguesa na Universidade de Varsóvia: abeltrao@wp.pl