terça-feira, 6 de maio de 2008

Brasileiros reféns em Varsóvia

Foto: Aleksander Prugar AG / Holiday Inn Warszawa Hotel
A Polícia de Varsóvia informou que um rapaz de origem árabe manteve reféns três brasileiros de origem judaica num quarto do Hotel Holiday Inn, nesta segunda-feira, durante aproximadamente uma hora. Mohammad A., de 23 anos, desarmado, teria se trancado no quarto com os brasileiros e ameaçado explodir uma bomba. O agressor estava bêbado quando policiais invadiram o quarto, no sexto andar do hotel para libertar os brasileiros que fazem parte de um grupo de 48 alunos da Escola Eliezer Steinbarg-Max Nordau, do Rio de Janeiro.
O embaixador israelense na Polônia, David Peleg, disse que o homem estava com comportamento estranho quando entrou no hotel. Os gritos dos brasileiros alertou os funcionários do hotel que chamaram a polícia.
Os brasileiros, que deveriam ter viajado para Israel, para acompanhar a "Marcha da Vida" (excursão mundial que passou pela Polônia na semana passada) continuaram em Varsóvia e só puderam embarcar ontem à noite com destino a Tel Aviv. Os três cariocas foram se juntar aos 400 estudantes brasileiros de origem judaica que participam desta marcha idealizada por Abraham Hirshson, (hoje de cidadania estadunidense) sobrevivente dos campos de concentração e extermínio da segunda guerra mundial.

Mohammad A. já na cadeia.
De acordo com o porta-voz da polícia, Marcin Szyndler, o rapaz bêbado, que atacou os jovens brasileiros de 16 anos de idade cada um, é do Kuwait. A polícia foi informada do incidente por volta das 9 horas da manhã. Segundo informações colhidas pelos policiais, o kuwaitiano entrou no hotel e foi logo ao sexto andar onde começou a conversar, no corredor, com os brasileiros. Logo em seguida, obrigou-os a entrar num dos quartos. Ele estava visivelmente bêbado, segundo os funcionários do hotel.
O telejornal ''Wydarzeń'' da Telewizja Polsat (canal privado de TV) , informou em reportagem, que ao que tudo indica o jovem é filho do embaixador do Kuwait, acreditado em Varsóvia e que o mesmo não sabia o motivo porque tinha cometido a agressão(em interrogatório realizado na delegacia para onde foi encaminhado). Nas entrevistas, além do embaixador de Israel, fala também dois brasileiros adultos não identificados e um policial que desmente a informação de que haveria uma bomba em poder do jovem, ou escondida no hotel. "Foi um falso alarma".


O repórter Grzegorz Kęmpka, da TV Polsat, informa ainda que o kuwaitiano, depois de algumas horas na delegacia foi liberado. Mas segundo policiais o ato pode custar 3 anos de cárcere ao kuwaitiano bêbado.

Trem da Comemoração chega a Auschwitz

Cartaz do trem-exposição
O “Train of Commemoration”, que começou sua viagem em 8 de Novembro de 2007, em Frankfurt e já percorreu 3.000 km e passou por 20 estações de trem na Alemanha finalmente vai chegar a seu destino, nesta quinta-feira, 8 de maio: Auschwitz. O campo de concentração e extermínio Alemão Nazista localizado na cidade de Oświęcim, a 65 km de Cracóvia é na verdade um complexo de 4 campos, I,II,III IV. O maior deles, o II, fica na cidade vizinha de Brzezinka e é conhecido também pelo nome em alemão Birkenau. Nele, além das ruínas de 3 câmaras de gás-crematório, estão alguns dos barracões em tijolos e madeira utilizados como prisões, a estação final da morte e o monumento às vitimas do Holocausto.
O trem de época é movido por uma locomotiva do ano de 1921
O "Trem da Comemoração" para muitas crianças da Europa sob ocupação alemã-nazista foram as últimas estações de trem de suas vidas. Mais de um milhão de crianças e adolescentes de toda a Europa foram transportadas para os campos de concentração e extermínio através das estradas de ferro alemãs. Crianças e famílias judias, crianças Sinti e Roms (Ciganos dos países balcânicos/Américas e aqueles ciganos da Alemanha, França e Itália) e oponentes dos Nazistas. Na verdade, o "Trem da comemoração" é uma exibição-exposição itinerante, que mostra e recorda as biografias das crianças vítimas da Noruega, Bélgica, Holanda, França, Itália, Grécia, Polônia e a União Soviética. Também é uma forma de comemorar a ajuda organizada pelas forças aliadas anti-Nazistas, no transporte de crianças para a Grã-Bretanha que salvou as vidas de aproximadamente 10.000 crianças e jovens.
Selma Meerbaum-Eisinger e uma amiga
O "Trem da Comemoração" é uma iniciativa de comitês privados na Alemanha que desejam inspirar a todos a se posicionar contra o ódio racial, o extremismo da ala direitista e da megalomania nacionalista. Inicialmente pediram apoio da maior coimpanhia de estradas de ferro da Europa, a Bahn AG alemã, no sentido de apoiar a exibição itinerante em estações de trem da Alemanha. Além de solicitar ajuda prática ao Ministério dos Transporte da Alemanha, em Berlim. Estes comitês de cidadãos responsáveis pela iniciativa arrecadaram 250,000 Euros através de doações. O Ministério alemão para Transporte, responsável pelo rede de estradas de ferro, contudo, recusou todo apoio financeiro por razões legais. Os comitês conseguiram identificar 12.089 crianças alemães que foram deportadas.
O "Pociąg wspomnień" passou desde sua partida em Hesse - Frankfurt, Darmstadt, Mannheim, Karlsruhe, Stuttgart, Saarbrücken, Fulda, Goettingen, Hannover, Braunschweig, Gotha, Erfurt, Weimar, Leipzig entre outras cidades. Nestes quase seis meses de viagem o trem recebeu mais de 16 mil visitantes por onde passou.
Nos últimos dias o trem passou pelas últimas cidades alemãs de Bautzen e Görlitz, entrando em território polaco através da cidade de Zgorzelec, Wrocław amanhã, dia 7 de maio... e finalmente chega em Oświęcim-Auschwitz na quinta-feira, às 14 horas. Retorna a Alemanha dia 10 de maio.

Filme "Zug der Erinnerung" convidando para visitar o trem divulgado na Alemanha:

Fórmula 1 em Cracóvia


As excelentes atuações do piloto cracoviano Robert Kubica (cubitssa) tem voltado os olhos dos aficcionados pela Fórmula 1 para a Polônia. No momento, ele é o terceiro na classificação geral do campeonato de 2008, ficando atrás apenas do atual campeão ferrarista Kimi Häikkönen e da sensação do ano passado Lewis Hamilton. Não venceu ainda um grande prêmio, mas sua equipe a BMW, que já foi campeã com o brasileiro Nelson Piquet, está numa ascensão técnica muito grande, o que faz prever um futuro de conquistas para o polaco voador. Embora alguns jornalistas aqui na Polônia, digam que ele não seria o primeiro piloto polaco na categoria, já que antes dele o bicampeão brasileiro, Emerson Fittipaldi, filho da polaca de nascimento, Jusy Wojciechowska, seria o primeiro grande polaco da Fórmula1.
E na Polônia o sucesso de Kubica tem feito alguns pensarem em promover uma das provas do campeonato mais caro do mundo em Cracóvia. A Inter Projekt Group anunciou que em Pasternik, local a 10 km do centro da cidade, 1700 metros do aeroporto internacional e a 8 km da Auto-estrada A4 tem planos para construir um autódromo que estaria pronto para sediar o Grand Prix of Poland dentro de dois anos.
Segundo os representantes da empresa, Cracóvia reúne todas as condições para sediar o evento, não só por ser a terra natal do piloto Robert Kubica, mas por sua infra-estrutura turística, rede hoteleira e ter se transformado nos últimos dois anos no terceiro destino turístico da Europa depois de Paris e Roma.
Para tanto, além do investimento será preciso sensibilizar a FIA-Federação Internacional de Automobilismo e os poderosos dirigentes da Fórmula 1.
Entre algumas das realizações da Inter Projekt Group está o projeto e construção do Centro Comercial Carrefour Zakopianka, em Cracóvia; Centro Comercial Ahold & Allkauf, em Radom; Hipermercado Makro, na Ucrânia; Condomínio Osiedle Mieszkaniowe, em Cracóvia; Salão de Automóvel Toyota e Renault, em cidades da Polônia; e Wioska Wakacyjna Grand Canaries nas Ilhas Canárias, na Espanha.