quinta-feira, 1 de maio de 2008

Fábrica de Schindler será Museu

A fábrica de Schindler será transformada em museu segundo planos da prefeitura de Cracóvia. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 30 de abril. Este novo museu da cidade será no mesmo edifício administrativo da fábrica de metais esmaltados de Oskar Schindler, industrial alemão que durante a Segunda Guerra Mundial chegou a Cracóvia e montou uma linha de produção de utensílios esmaltados como panelas, pratos, pinicos empregando e consequentemente salvando do genocídio nazista uns 1300 trabalhadores judeus.
A unidade será uma filial do Museu Histórico de Cracóvia, onde através de técnicas de multi-mídia modernas, apresentará vários aspectos da história da cidade durante a ocupação alemã nazista durante a Segunda Guerra Mundial. A cidade foi sede de um Governo Geral estabelecido pelo alemães no Sul da Polônia, além da vida cotidiana dos moradores e a própria história de Oskar Schindler e sua fábrica. O novo museu comportará espaço para exposições temporárias, um cinema, um café e uma livraria.
A história de Oskar Schindler foi descrita pelo escritor australiano Thomas Keneally no livro a "Arca de Schindler", que em 1993 foi adaptado para o cinema pelo diretor Norte-americano de origem judia Steven Spielberg com o nome de "A Lista de Schindler". O filme foi inteiramente filmado em Cracóvia, tendo como cenários o bairro judeu do Kazimierz, a ponte de ferro sobre o rio Vístula, o que restou do campo de concentração de Płaszów e a fábrica de Schindler no bairro do Podgórze.

Outra charge polaca

tradução da legenda: O Senhor sente-se