sexta-feira, 25 de abril de 2008

Wisła Kraków: Campeão antecipado!!!


Minhas viagens pelo território da Polônia em busca de documentos para brasileiros descendentes de polacos tem causado interrupção no blog...nem todos os dias tenho acesso a Internet. Assim acabei não noticiando ainda que o campeão da temporada 2007/2008 do campeonato polaco de futebol é o centenário clube de Cracóvia, o Wisła Kraków (vissúa crácuf) dos brasileiros Cleber e Jean Paulista. Com semanas de antecedência o clube de Cracóvia venceu com folga sobre o segundo colocado, que ainda não foi definido já que três equipes podem chegar ao título de vice-campeão, entre eles o inimigo natural Legia de Varsóvia. Nesta sexta-feira os dois jogos, mas o clube de Cracóvia, apesar do título antecipado, não quer a companhia do inimigo, por isso deve fazer de tudo para ganhar a partida, mesmo na casa do inimigo.
Também não pude reproduzir aqui a intensa discussão ocorrida no início da semana no congresso nacional da Polônia sobre a cidadania concedida ao jogador brasileiro do Legia Warszawa, Roger Guerreiro. Unânimes os deputados criticaram duramente o presidente da República ao ceder à pressão da Federação de Futebol e em menos de 3 semanas conceder a regalia a um relés jogador estrangeiro. Comentários de deputados foram reproduzidos pelas emissoras de rádio, tais como: "polacos que vivem atualmente na Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia e Cazaquistão passam por um demorado processo para provar que ou nasceram na Polônia, ou descendem de polacos. O próprio presidente Kaczyński demora dois anos para decidir dar uma resposta aos pedidos e agora um jogador de futebol recebe em 2 semanas aquilo que por direito deveria ser dado a um descendente."
Outro mais exaltado propõe reverter a decisão presidencial ou caçar a cidadania concedida ao brasileiro Roger: "Não é possível aceitar algo assim. Se este jogador não for convocado para jogar na Euro 2008, ou se for muito mal, a solução é tirar esta cidadania dele, já que foi só um arranjo. Será que não temos um jogador polaco para defender nossa seleção?