segunda-feira, 3 de março de 2008

Ingleses na farra em Cracóvia

Foto: Tomasz Wiech / AG
Se os polacos e polacas já contam mais de um milhão de trabalhadores na corte da Rainha Elizabeth II, os ingleses, por sua vez, descobriram um meio de se divertirem no fim de semana. Com os bilhetes das companhias aéreas de baixo preço sempre cada vez mais baratos, os súditos de sua majestade a cada fim de semana invadem Cracóvia para seu esporte preferido: beber. Os beberrões vêm em busca das ótimas cervejas e vodcas polacas. Como subterfúgio, dizem que vêm a Cracóvia por causa da atmosfera da cidade e beleza das polaquinhas. Mas o que fazem é dar espetáculos degradantes de bebedeira, no melhor estilo hooligans. Neste fim de semana, na praça central de Cracóvia - Rynek este britânico não deixou por menos: fez striptease.

Emma faz vítimas na Polônia

O teto de um edíficio caiu em Katowice matando uma pessoa. Foto: klantik.
O furacão Emma também assolou a Polônia em sua passagem pela Europa. O corpo de bombeiros foi chamado 2000 vezes no fim de semana. Três pessoas morreram e 5 ficaram feridos. As informações são do comando geral do Corpo Nacional de Bombeiros. Os fortes ventos atacaram mais as regiões da Silésia, a Baixa Silésia. No aeroporto de Katowice foi medido o vento que chegou a 90 quilômetros por hora na região da Silésia.O presidente da República Lech Kaczyński teve que desistir de uma viagem interna de avião por causa dos fortes ventos.

Reforma Ortográfica Português - 22

BASE XXI - DAS ASSINATURAS E FIRMAS

Para ressalva de direitos, cada qual poderá manter a escrita que, por costume ou registro legal, adote na assinatura do seu nome. Com o mesmo fim, pode manter-se a grafia original de quaisquer firmas comerciais, nomes de sociedades, marcas e títulos que estejam inscritos em registro público.


P.S. Esta é a última parte do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa da CPLP- Comunidade dos Países de Língua Portuguesa publicado neste blog nas últimas semanas. O acordo deveria ter entrado em vigor já em 1994, mas uma série de atrasos e rejeições dos países membros, principalmente Portugal, velou a que fosse preciso mudar regulamentos da oganização. Seja como for a partir de 2008 o Acordo está em, vigor e é assim que todos devemos escrever a partir de agora brasileiros, portugueses, angolanos, moçambicanos, caboverdianos, timorenses, guineanos, santomense-principense.

Maiores informações e contatos podem ser conseguidos através dos telefones: (+351) 21 392 85 60 Fax: (+351) 21 392 85 88. Ou ainda no endereço: Rua de São Caetano, nº 32 1200-829 Lisboa