terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Brasileiros na Polônia

Brasileiros em Cracóvia - Eu, Josiane, Franciele, Piotr (polaco) e Rodrigo
Pesquisando um pouco na Internet é possível encontrar blogs de viajantes, trabalhadores sazonais que falam sobre Cracóvia e a Polônia. Desde a entrada da Polônia na União Européia começaram a chegar os portugueses a cidade. Nos seus blogs falam de suas primeiras impressões. Infelizmente a primeira impressão é a que fica e nem sempre são verdadeiras. Alguns demonstram seu preconceito com o que não conhecem, ou não entendem. Estranham a comida e o comportamento dos atendentes nas lojas. Mas numa coisa todos parecem concordar: a beleza das cidades e do país. Os portugueses ainda são muito poucos aqui, nada que se possa comparar a Genebra, Dortmund, Paris, Newark, Caracas ou Rio de Janeiro. Ao contrário das cidades citadas, onde existem importantes comunidades de imigrantes portugueses, a Cracóvia chegam e se vão estudantes universitários, ou trabalhadores de multinacionais como IBM, Shell (transferiram suas unidades de Portugal para Cracóvia), ou empresas portuguesas Mota&Gil, Banco Millenium, Supermercado Biodronka e outras.
Ainda não há mais portugueses que brasileiros na Polônia, mas é possível que dentro de pouco, eles superarão os quase 400 brasileiros que vivem aqui (Estimativa da Embaixada do Brasil em Varsóvia). Estes brasileiros, em sua maioria são universitários descendentes de imigrantes polacos com bolsa do governo da Polônia, quase todos originários do Paraná e Rio Grande do Sul. Também estão em número significativo os jogadores de futebol. A Federação de Futebol não informa, mas devem jogar na Polônia cerca de 40 brasileiros. Só a equipe do Pogon Szczecin tem em seu elenco 17 jogadores. Depois são padres, freiras, pastor batista e esposas ou maridos de polacas. Em Cracóvia, a comunidade brasileira é representada por 12 estudantes, 3 jogadores de futebol e suas esposas e filhos, ex-estudantes, padres e freiras, bailarinos e alguns turistas que ficaram além dos 3 meses permitidos. Até escola de idioma português, um ex-estudante abriu para ensinar a falar brasileiro, pois a universidade prefere contratar portugueses para ensinar a língua de Paulo Coelho e Fernando Pessoa. Comparando com EUA, Japão ou Holanda, país de 16 milhões de habitantes e mais de 250 mil brasileiros, a Polônia com seus quase 40 milhões de habitantes ainda possui pouca gente de língua portuguesa.

Além destes dos futebolistas existem capoeiristas, sambistas, bailarinos e professores de português, como (da esquerda para a direita em baixo): Cristiano (capoeirista), Edilson (bailarino), Nilton (professor), Adriana e André( sambistas) e os universitários nas outras duas fotos.

37 comentários:

Anônimo disse...

Prazer em conhecê-lo, via comentário seu no portal Comunique-se, matéria sobre blogs. Há mesmo muita coisa interessante pela blogosfera dos "expatriados",como mostram suas inicações. Abaço e sorte aí.

Ulisses Iarochinski disse...

Thomaz: Obrigado pela visita e mensagem. Acompanho seus comentários no Comunique-se. Abraços - Ulisses

Anônimo disse...

E tem tambem um pastor Batista...esqueceu,ne..??? he he

Anônimo disse...

Caro Amigo Ulisses Iarochinski,

400 Brasileiros a viver na Polonia ... e uma Universidade inteira...
Parabéns pelo alto nível do seu blogue,
Continuemos sempre,
Cumprimentos,
Anna Kalewska - UW

Anônimo disse...

Prezado amigo Iarochinski, dizer que a lingua portuguesa é o idioma de Paulo Coelho é uma fina ironia. Esse escritor é o mestre da subliteratura comercial brasileira, apoiado pela multinacional televisiva Globo.

Fernando Tokarski
Canoinhas/SC

Ulisses Iarochinski disse...

Fernando: concordo contigo, mas Coelho (depois de Pelé) é o brasileiro mais conhecido no mundo. E a Globo não está com essa bola toda aqui do outro lado do oceano, não. (Ulisses)

Anônimo disse...

ola amigo
estou indo para Polonia para ficar um mês de férias você sabe se tem muitos brasileiros ai? o povo polonês e amigavél?
abraço

Unknown disse...

Ola,amigo!
Foi muito bom saber que existem bastantes brasileiros na Polonia,satisfazendo entao minha curiosidade,tal é porque tenho uma prima que se casou com um polonês,ela mora na cidade de Werbkowice,Lublin e ela gostaria de conhecer brasileiros que vivem aí.
Abraços
Andressa Ribeiro

Anônimo disse...

eu sou brasileira e estou procurando um documento de meu avo q nasceu em majdan nepryski perto de zamosc ele chamase ANTONIO PASKA dansceu dia 25/5/1898 e provavelmente tem registro de nascimento na sua cidade, em 16 julho de 1931 ele conseguiu expediu o passaporte 67/p/31 na prefeitura de zamosc e segui um visto do cosolado uruguaio em varsovia no dia 2/abril 1932 para o paraguay onde entrou no brasil casouse, teve minha mae, hoje estou dependente de um documento q seje pessoal dele para eu poder dar a entrada na documentacao, estaou na italia e devo voltar ao brasil e nao consegui ir ate a polonia tentar procurar esse documento ate por q eu nao falo polones e nem ingles, eu infelizmente estou nessa situacao disposta a pagar pra uma pessoa q possa fazer isso por mim por q è minha ultima esperanca de achar esse documento de nascimento ou outros documentos q estao ai dele peco ajuda a quem ler esse depoimento soriane78@live.it obrigada

Anônimo disse...

Olá! conheci um amigo na internet, ele é POlonês e mora vezes in Warsaw, vezes em Detroit. Ele me fala muito sobre a Polônia e tem me despertado uma grande curiosidade em conhecer o país.
Gostaria de saber com relação à hábitos, são muitos diferentes dos nossos? alimentares, convivência com pessoas, violência...
Obrigada.

Ulisses Iarochinski disse...

Marilia
Hábitos alimentares, convivência com pessoas, violência em relação a quem, nós?
Se vocé está se referindo a diferenças entre pernamubucanos, baianos, cariocas, mineiros...então a relação é significativa.
Mas se for entre curitibanos, catarinenses e gaúchos então esta relação é muito menor. Talvez o significativo maior, como um todo, seria a violência. Na Polônia, o indice de criminalidade é baixissimo.
Ulisses

Anônimo disse...

Oie, gostei das informações...
só que eu gostaria de saber
como poderia entrar em contato pelo msn com pessoas que já moram lá, Brasileiros ou Polacos. Ou algum tipo de site para bate papo.

Muito Obrigada

Unknown disse...

Ola, sou mineiro (Juiz de Fora) estou fazendo pratica de Neurocirurgia ha 4 meses em Wrocław, no novo hospital da Universidade. Estou achando muito legal, mas acho os medicos meio desanimados quanto a situacao atual. O q vc pensa. Vale a pena para um medico brasileiro ficar aqui, pq muinha namorada e polonesa. So p trocar ideia. Gratulacja pelo blog.... Świetnie :)

Anônimo disse...

Ola pessoal estao esquecendo de mais brasileiros por ex: o hermes que jogava no corinthians ja esta por a muito tempo valeu

Anônimo disse...

ola a todos vcs,sou brasileiro e minha namorada e de katowice,e estamos vivendo aqui ,e queria conhecer mas brasileiros que estao vivendo em polonia,um abraco a todos

Anônimo disse...

Oi Ulisses, gostei do seu blog e das informações que vc tem sobre a Polônia. Tenho uma história meio esquisita com relação ao meu avô, pai de meu pai. Meu pai falesceu há 14 anos e não sabia quase nada sobre meu avô, pois qdo meu pai nasceu meu avô havia voltado para a Polônia, não sei porque motivo por volta de 1924, deixando minha avó gravida e com uma menininha. Minha avó não comentava muito a respeito com meu pai, sempre muito fechada. Sabe como era o pessoal antigo! Lembro-me que qdo eu tinha uns 3 anos, meu pai recebeu uma carta de uns poloneses, um casal com uma garotinha de sobrenome Imaniski, o meu, só que meu pai mandou tradizir a carta e a mulher que iria traduzí-la, perdeu. Nunca mais tivemos notícias. Tenho muita vontade de saber mais sobre minha origem, mas não sei nem por onde começar. Você poderia me dar algumas dicas? Obrigada. Priscila Perrú Imaniski ( p_imaniski@zipmail.com.br)

GILSON disse...

Olá Ulisses,nossa fiquei encantado com a sua rádio viu!! sou Gilson Fernandes radialísta profissional do estado de Pernambuco-Brasil,sou locutor esportivo narrador,repórter de pista,comentarísta e outros na á rea de futebol pela Rádio Guarany AM 1300 da cidade de Camaragibe área metropolitana de Recife.Já fiz muitso programas de canções românticas em FMs por aqui e com noticiários.Você está de parabéns com a Rádio Zalas,escutei-a nesse domingo à tarde ( 03-10-09),estou super admirado com a diversidade de canções internacionais,daria um ótimo programa romântico internacional aqui em Recife.Bom mas minha curiosidade em entrar aqui através do GOOGLE foi porque conheço duas garotas dai da Polônia através de um site de relacionamentos e mantenho contatos com elas,elas são super legais,uma delas falo diariamente pelo MSN e é de CRACOW.Gostaria de manter contato com você e saber mais daí,tenho familia em Portugal e penso em dar um passeio por ai.Além de radialista,sou professor de inglês do estado de Pernambuco e de Mídias em Educação pela prefeitura de Olinda-PE.Grande abraço e estou na escuta da "RÁDIO ZALAS" meu amigo.Fica com DEUS.

Unknown disse...

DIEGO! ENFIM ENCONTREI ALGUEM "POR PERTO". SOU DE JUIZ DE FORA TAMBEM, E PRETENDO IR PRA POLONIA EM DEZEMBRO AGORA E FICAR ATE FEVEREIRO. QUERIA MUITO SABER SE CONHECER OS CAMPOS DE CONCENTRAÇAO É MUITO DIFICIL/CARO! ALGUEM SABE ME DIZER?
NO ORKUT NAO ACHEI COMUNIDADE RELACIONADA A BRASILEIROS NA POLONIA.
ADOREI O BLOG!!!!

Braulio disse...

Olá Ulisses, em primeiro lugar gostaria de dar-lhe os parabéns pelo seu excelente trabalho, difundindo a cultura polaca. Apesar de não ter, até onde eu saiba, ancestrais polacos tenho grande interesse por este país e por sua cultura. Sou natural de Campina Grande na Paraiba e morei na frança onde conclui meu PhD, lá conheci muitos amigos polacos inclusive minha namorada que é de Gdansk. Este ano resolvemos passar Natal e reveillon juntos e por isto mais uma vez estou na polônia. Desejo a você um 2010 de muita paz e harmonia pedindo que continue com o seu belíssimo trabalho. Não foi este ano que conheci cracovia mas espero conhecê-la em 2010 e quem sabe até tomar uma boa cerveja made in poland com o amigo, Lech, Tyskie, Zywiec,... todas são excelentes para mim.

Asia disse...

Cześć Ulisses, z wielkim zaciekawieniem i podziwem przyglądam się Twojej pracy. Jestem Polką i od pewnego czasu związana z Brazylijczykiem. Planujemy na stałe osiedlić się w Brazylii. Wiele dowiedziałam się o Polakach mieszkających w Brazylii, głównie na południu kraju. Mam nadzieję, że i na północy znajdę swoich rodaków. Kończę właśnie doktorat, być może kiedyś zostanę znanym naukowcem na brazylijskiej uczelni. Pozdrawiam, Joanna

Ari Roberto disse...

Dae cara...

Antes de mais nada quero te parabenizar pelo belíssimo trabalho. Tenho 32 anos, professor de música, sou de Santo Ângelo, RS. Ao lado da querida Guarany das Missões, um dos ícones poloneses do nosso estado. Tempo atras estiveram alguns poloneses na nossa regiao, visitando a familia Abramowicz, os quais eu conheci pessoalmente e eis que surge a oportunidade de conhecer a Polônia - Varsóvia. Queria pedir a vc um favor se pudesse me passar o contato de algum brasileiro com email ou msn que eu pudesse entrar em contato para tirar algumas dúvidas tradicionais hehehe. Irei dia 02 de agosto deste ano de 2010 e ficarei 15 dias. Fico desde já agradecido. Sei que esse tipo de favor é o que mais te pedem. Estava olhando tuas reportagens quando eles vieram para cá e na época tb estava em Curitiba quando vc tb os acompanhava. Muito obrigado pela tua atenção em ler meu comentário. Grande abraço gaudério.

Unknown disse...

legal o seu blog
eu tambem estou a vive na polonia a pouco tempo vivo em sczeczin ,estou terrorizado com o frio que esta fazendo nesse inverno ,gostaria de ter contato com brasileiro que residem aqui na polonia este e meu email caso quera mante contato jorgejiparana@yahoo.com.br
um abraco e boa sorte

Anônimo disse...

ola, para toda comunidade , sou mineiro de BH, eu moro em debica na Polonia ja faz 1 ano e ainda nao me adapitei com lingua polonesa , e para trabalhar fica dificil se alguem suber onde eu posso encontrar emprego , meu email alex_manetta@hotmail.com e quem quiser manter contato .

Gil disse...

Hola a todos... Muito interessante o Blog!!! Sou brasileiro, mas meu avo materno é Polones, tenho um sobrenome polones, Tandeta, e sei que é uma palavra nao muito boa em polones!!!! Muito obrigado por ter criado o blog, Jarosinski!!!Estou numa sitacuacao parecida com a sua, Miguel, que postou no dia 17 de outbro de 2008. Vc ainda esta em Katowice?? Conheci minha namorada em Barcelona, e estou querendo tentar ficar um tempo la!!! Se alguem é dessa area tb, se quiser por favor fazer contato!!! gilgregorio@gmail.com Sou musico, baterista e percussionista. Grande abraço a todos!!!

Anônimo disse...

Ulysses Witam Mieszkam w Portugalii, Polska chciałaby wiedzieć, co jest miastem, które ma więcej Brazylijczyków tam? Dziękuję czeka odpowiedzi.

rubens disse...

gostei muito desse tipo de comunicaçao , moro no Brasil e gostaria de manter contato com pessoas q falen a lingua polonesa pesoas do brasil ou da polonia, sou decendente de poloneses avo; malinskie e grabowskiaguardo contato msn;malinsk70@hotmail.com

Ulisses Iarochinski disse...

Rubens Malinski e novos leitores
como podem perceber este "post" ja tem algum tempo que screvi. As coisas mudam muito rapidamente no pais de melhor desempenho econonomico da Uniao Europeia. Muitos dos jogadores nao estao mais aqui. az equipe do Pogon caiu para a segunda divisao. Uma ONG internacional anda recrutando mao de obra barata em Sao Paulo e conseguindo coloca-los nas multinacionais que se instalaram em Cracovia. Assim o numero de brasileiros sazonais aumentou muito por aqui. Ja sao muitos mais de 400. Os estudantes continuam mais ou menos no mesmo numero. - Ulisses -

Regina disse...

Ola, estarei visitando a cidade de wroclaw no inicio de abril e gostaria de conhecer algum brasileiro (a) que vive la, aguardo noticias. Regina

Paulo disse...

Ola a todos..

Estava vendo esses posts (alguns jah velhos) e gostaria de saber a respeito de brasileiros q vivam na regiao de Gdansk. Estou me mudando pra cidade em Agosto (2011) e acho q vou ficar por uns 2 anos...

gostaria de estabelecer contatos com a comunidade de lingua portuguesa, jah q meu unico contato sera no trabalho (estou send transferido de uma empresa em UK pra Polonia)...
Caso alguem queira entrar em contacto: paulohteixeira@gmail.com

Valew.. e ate!

Simone P disse...

Ola Ulisses,
parabens pelo blog. Eu sou brasileira, mora em Londres, jornalista e casada ha mais de 6 anos com um polaco de Bialystok. Estou tentando aprender polones, mas acredito que so conseguirei se um dia morar ai. Ja visitei varias cidades polonesas e muita interessada na relacao brasileiros/poloneses. Um dia entrei no orkut/facebook pra achar um brasileiro vivendo em Bialystok, achei, e ficamos amigos. O meu marido tambem criou um blog para a gente tentar descobrir mais o que estas duas nacoes tem tanto em comum. O site e http://citybackroom.com
manteremos contato.
Abracos
Simone

Luiz Felipe disse...

Boa noite pessoal,
sou brasileiro e sou apaixonado pela polônia, porém infelizmente como alguns amigos que tive a oportunidade de ler o comentário, eu não tenho cidadania polonesa, e muito menos tenho chances de conseguir alguma oportunidade de estudo no país, claro pelo menos por enquanto, recentemente conheci uma polonesa e estou gostando muito dela, e gostaria de trocar experiencias, com alguém que vive a mesma situação ou enfim mesmo que não esteja na mesma situação, que tenha experiencia com a cultura.

meu e-mail é : luiz.felipe_psi@hotmail.com

e para os mais sérios, não tomem este comentário como simples palavras sem significado.

de um leitor "viciado"
Luiz Felipe

Joy Joy disse...

Oi gente, tudo em ordem?
Eu sou um galego da Lodz, chamom-me Joy e queria encontrar brasileiros que moram nessa cidade.

Um abraco a todos.
Otimo blog! Otimos artigos :)

Unknown disse...

OLa,


gostaria de saber se tem algum brasileiro em SZCZECIN , em janeiro estou indo para morar e nao entendo nada da lingua polonesa.
Marcia

SLC Idiomas disse...

Ola!

Sou Semiramis, estou pensando em morar na Polonia. Gostaria de manter contato com Brasileiros que moram ai.

Meu email- semiramisalmeida@hotmail.com

Eduardo Lebre disse...

Boa tarde, moro em Warszawa e sou casado com uma polaca professora de espanhol. Moramos a pouco tempo e gostaria de fazer amizade com brasileiros. Estou gostando muito daqui, dos belíssimos parques, e também estou sendo muitíssimo bem recebido pela minha família da minha mulher. Aqui está meu e-mail eduardodealmeidalebre@hotmail.com
Sou administrador e era produtor musical no Brasil.
Abraço galeeera! o/

Diego disse...

Moro na Polonia (Kalisz) há dois anos. Casado em com minha Karta Pobytu em dia. Bacana ver que não sou o único :)

Ailton Moura disse...

Oi Amigos ...

Sou novo por aqui, estudando Polonês de forma gratuita em minha cidade, onde existem grandes colonias polonesas.
A cidade é Campo Largo Paraná.
Porém estou com muitas dificuldades, e gostaria de saber se vocês possuem livros, apostilas ou qualquer outro meio para alfabetização.
Somos cerca de 60 alunos e ajudando 1 ajudará todos os demais.

Um fraterno abraço no coração de todos

Ailton Moura
(55+41) 9839-4552 whatsapp