domingo, 11 de novembro de 2007

Neve no Przegorzały 2: Neve deixa tudo branco

Castelo do Przegorzały, no Bosque Wolski, em Cracóvia, neste domingo, 11 de novembro de 2007, depois de dois dias de neve. Foto: Ulisses Iarochinski

Patriotismo do 11 de novembro


O que simboliza o patriotismo polaco? Segundo uma pesquisa de opinião pública realizada pela empresa ARC Rynek i Opinia para o jornal "Polska", 91,5% dos polacos acreditam que é votar, enquanto 90,8% respondem que ele apenas se manifesta nos feriados nacionais, como o de hoje, 11 de novembro, dia da Independência.
Durante vários anos, os polacos não tiveram eleições e tampouco acorriam as comemorações nacionais de livre e espontânea vontade, fosse por que a Polônia esteve invadida por 127 anos por potências estrangeiras, fosse pelo sistema comunista que vigorou depois da segunda guerra mundial. Para o general Romam Polko, chefe da Defesa Nacional, o resultado da pesquisa expressa justamente isto, "por muitos anos não tivemos direito a usar nossos verdadeiros símbolos da Nação. Nem votos, nem eleições livres. Nada mais estranho, que tratemos estes atos como manifestação de patriotismo. Nestas respostas, vê-se como é o nosso país".
Para 86%, as perguntas sobre patriotismo são feitas nas ocasiões comemorativas nacionais. Para 77%, não é vergonha ser patriota, isto quando o polaco está no estrangeiro. Quase 75% declaram que se sentem patriotas e somente 6% não sentem nada em relação ao patriotismo. Contudo, quando foi perguntado sobre o significado de "Polônia", poucas pessoas responderam que esta palavra representa patriotismo. Por exemplo, pagar impostos e fazer o serviço militar obrigatório é patriotismo para 60% dos entrevistados.
Outra pergunta da pesquisa foi: em que situação se percebe a falta de patriotismo? Para 96% quando não se consegue cantar corretamente em voz alta o hino nacional. Para metade, falta de patriotismo é não ter trabalho para todos.
Para 35%, o patriotismo se revela muito mais quando a Nação se encontra realmente atacada. 85% dos homens se dizem prontos para defender a Pátria em caso de guerra e 70% declaram que são orgulhosos da Polônia. E finalmente 60% diz que patriotismo é somente uma simples expressão, nada mais.
Hoje, 11 de novembro, a Polônia comemora sua Independência após 127 anos de domínio Russo, Prusso (alemão) e austríaco. Mesma data da capitulação da Alemanha e do fim da Primeira Guerra Mundial.
O general Józef Haller a frente de seu exército azul

Fim da Guerra
Naquele 1918 a situação nos "fronts" da Primeira Guerra Mundial se modificava rapidamente nos países da Europa Central. No Leste, os exércitos bolcheviques, alemães e austríacos ocupavam um grande território entre Psków e Odessa. No Oeste e Sul, entretanto, eles sofriam derrotas atrás de derrotas. Em 9 de agosto, os aliados conquistaram a vitória no ataque na linha Somma, ao mesmo tempo, que na Alemanha irrompia a onda de greves organizadas pela polaca Rosa de Luxemburgo e por Karol Libknechta. Em 3 de novembro, explodia o Levante dos Marinheiros em Colônia e poucos dias depois estouraram os distúrbios comunistas em Hamburgo, Rostock, Bremem e Berlim. A desistegração da monarquia Habsburga permitiu a independência na Tcheca, Hungria e Iugoslávia em poucos dias. Em Viena, com a queda da monarquia, assumiu o governo repúblicano de Karl Renner e na Alemanha abdicou do trono o rei Wilhelm II. Em 11 de novembro de 1918, num vagão de trem, no bosque de Compiègne, foi assinada a capitulação Alemã e o fim da Primeira Guerra Mundial.

1918 na Polônia

Em outubro daquele ano, quando ficava evidente a queda dos países da Europa Central, começou a luta pelo poder na Polônia. Com a derrota dos seculares invasores, a nação polaca tinha uma excelente oportunidade para reconquistar seu Estado riscado do mapa por alemães, austríacos e russos. Em Paris, o KNP- Comitê Nacional Polaco, começou a governar "de facto". À frente do KNP, na França, estava Zamoyski, enquanto nos Estados Unidos estavam Paderewski, Smulski e Dmowski; na Inglaterra estava Sobański e na Itália havia Skirmunt. Todos eles contataram, através do Mar Negro e Romênia, o exército polaco de Haller. O comunicado do KNP foi endossado pelo primeiro-ministro francês George Clemanceau. A Intentona, contudo, foi bastante prudente. No Leste da Polônia já existia um Conselho Regente e partidários de Józef Piłsudski. Mas o KNP na Inglaterra teve uma idéia diferente. Nesta grave situação, tudo o que se decidia tinha por fim a construção de um novo país. Era necessário, portanto, que os polacos de todos os quadrantes se pusessem de acordo. O Conselho Regente, por sua vez, tinha consciência de que era quem estava no governo. Neste mesmo outubro foi encontrada uma nova fórmula para unir a todos. Isto foi feito usando justamente o juramento das forças armadas, que declarava: "Juro por Deus, pela Pátria, pelo Estado Polaco e pelo Conselho Regente". Estava assim em 2 de novembro criada a Força Polaca de Defesa - PSZ. Tudo tinha um único objetivo: estabelecer a independência do Estado Polaco. Piłsudski que lutava pela Independência como legionário tinha sido feito prisioneiro de guerra. A prisão em Magdeburski solidificou sua posição de lutador. O Conselho Regente, como organização polaca instituída, apelou ao governo alemão, que libertasse Piłsudski o mais rápido possível. Em 31 de outubro, chegou em Magdeburgo, o mensageiro do Conselho Regente: Harry Kessler. Os alemães, contudo, fizeram-no esperar. Mas em 7 de novembro começaram distúrbios, em Berlim, causados pelo desmoralizado exército alemão. O governo da Alemanha era então um verdadeiro fantasma. Os alemães pediram ajuda ao exército bolchevique russo em função de sua debilidade. Em 8 de novembro Piłsudski foi libertado e dois dias após, 10 de novembro, um trem especial saindo de Berlim o levou a Varsóvia. Na estação central, Piłsudski foi recebido pelo regente Príncipe Lubomirski.

Piłsudski e Paderewski em 1918

Estado Polaco
Na noite de 6 para 7 de novembro pela primeira vez se reuniu em Lublin o novo governo da República da Polônia. Era um governo de esquerda, socialista e de pessoas ligadas a Piłsudski, como Wacław Sieroszewski e Edward Rydz-Śmigły. Muitos ex-prisioneiros de guerra foram de Varsóvia para esta reunião. Piłsudski, a princípio queira ir a Lublin, pois queria trabalhar em prol deste governo, dirigido então pelo Princípe Lubomirski, mas ficou em Varsóvia. Acabou enviando um telegrama a Daszyński i Rydz-Śmigły falando dos motivos de ter que permanecer na capital. Em 11 de novembro, o Conselho Regente reconheceu que Piłsudski era o maior defensor da Pátria. Em 18 de novembro tomaram posse no governo Jędrzej Moraczewski, Wasilewski, Prauss, Arciszewski, Ziemięcki, Malinowski, Thugutt, Nocznicki, Witos, Kędzior, Wajda, Piłsudski, Downarowicz, Iwanicki e Supiński como primeiro governo civil da história da Polônia.