domingo, 9 de setembro de 2007

As chuvas não dão trégua

Rzeka Wisła (jéca vístula) em Cracóvia subiu 170 cm

A fortes chuvas, nos últimos dias, causaram inundações em várias regiões do Sul da Polônia. Mas a subida das águas do rio Vístula na região da Małopolska se estabilizou neste domingo. Apenas duas localidades estão sob alerta de inundação, Bocheński i Brzeski. Em Cracóvia, o alerta aos bombeiros soou, ontem à noite, quando as águas do Vístula subiram 1 metro e 70 cm. Os bombeiros foram chamados também em Suski, Nowotarski, Myślenice, Limanowa, Igołomia-Wawrzeńczyce, Czernichów, Dąbrowa Tarnowska, Olesno, Gręboszów, Gnojnik, Wadowice, Andrychów, Gromnik, Ciężkowice, Pleśna e Tuchów. A situação é idêntica nas províncias da Silésia e Podkarpacie. A previsão é de que as chuvas continuam nos próximos dias.

Apenas uma brincadeira

Foi apenas uma montagem de fotografias, mas alguns familiares e amigos acabaram acreditando no e-mail que lhes enviei com esta fotografia, dizendo que era um quadro a óleo, pintado por uma artista polaca e que a minha imensa careta estava exposta numa das maiores galerias de Cracóvia. Tive que voltar a enviar mensagem falando a verdade... Não era um quadro, mas duas fotografias "trabalhadas" no programa "Photoshop". Coloquei aqui agora, porque outro dia recebi uma mensagem de brasileiro "polskiego pochodzenie" elogiando o blog, mas alertando para: "A Polônia, outrora, tinha "justiça sem liberdade", hoje, tem "liberdade sem verdade", assim dizia João Paulo II. Oxalá, possa o Sr. comunicar a verdade.
P.S. Faço o impossível para só colocar aqui informações e opiniões extremamente verdadeiras. Como é verdadeira a montagem desta ilustração.

A bela Justyna Steczkowska canta

foto: divulgação
Leonina, ela nasceu em 1972, em Rzeszów (pronuncia-se jéchuf), no Sudeste da Polônia. Além de cantora é compositora e atriz. Sua família também é muito musical e ela tocou violino com os familiares antes de se decidir pela carreira-solo de cantora. Justyna (iustina) ficou famosa, na Polônia, depois de lançar a música "Buenos Aires". Depois de alguns CDs de música popular, Steczkowska (stetchcóvsca) lançou "Alkimja", uma complicada mistura de canções judias com música líricas polacas.
Com sua música "Oko za Oko", ela está presente no programa 13 da Radio Zalas - nossa webradio em http://www.ui.jor.br/radio.htm
Para aqueles que desejam ouvir logo a bela voz de Justyna, basta clicar aqui em http://www.ui.jor.br/okozaoko.mp3

E a Banda está chegando

Dante Mendonça e Márcia Szeliga convidam para o lançamento do livro mais aguardado do ano em Curitiba e consequentemente em todos os rincões onde pulsa o coração de um brasileiro "polskiego pochodzenie". Será no dia 26 de setembro, quarta-feira, na Casa Romário Martins, Largo da Ordem, a partir das 18 horas. A Festa será animada pelos artistas Isidório Duppa e Vadequinho, que com suas paródias e "forte sotaque" polaco-paranaense" promete esquentar a noite com muito riso.
Sugeri ao Dante, convidar a atriz Ittala Nandi para o evento. Mas ele está preocupado! "E se numa dessas, ela aceita o convite e vai!" exlamou o cartunista-jornalista-colunista "catarina" mais paranaense do vizinho Estado. De Nova Trento para Curitiba foi uma saga que pode render um outro livro. Enquanto "esse outro" não chega, o melhor mesmo é rir bastante com as piadas e"causos" tipicamente polacos em "A Banda Polaca", aqui no sentido de a parte polaca do humor do Paraná. Quem comprar, além dos autógrafos poderá ler o meu prefácio e uma sinopse da história da Polônia.
P.S. Mas que era uma boa pedida a atriz comparecer isso seria, ela iria parar imediatamente de falar bobagens sobre depressão, facismo e outras coisas que nem ela mesmo entende.