sexta-feira, 12 de julho de 2013

Mestres da fotografia polaca

O jornal Gazeta Wyborcza da Polônia promove o "Concurso Mestres da Fotografia" entre os profissionais polacos da imagem. Aqui cinco exemplos da qualidade da fotografia polaca...desde antes da segunda guerra mundial.


Foto de Piotr Dejenka, de Lublin, feita nos arredores da capital do Leste Polaco.

Clássica foto de foto-reportagem - intervenção do serviço de emergência na praça Grunwald, em Szczecin. Provavelmente eles pessoas esperando para o bonde para o upitego desabrigados no esquecimento chamado. Foto de Marek Sakowicz.

O fotógrafo Dominik Żyłkowski fez esta foto no Planty (Parque-Bosque) de Elbląg (cidade do Norte da Polônia). Na foto, aparecem Ada e Łucasz Kotyńscy (parece estar levitando).

O amor. Michał Frąckowiak fez esta foto em junho de 2013 na Ulica (rua) Dużej, em Kielce.

Cidade de Łódź (pronuncia-se uudji). Ulica (rua) Franciszkańska, esquina com Wojska Polskiego. Esta foto foi feita na área do antigo gueto da cidade. Contra o fundo de um prédio em ruínas passam três moradores de rua. A foto é de Mariusz Gaworczyk e foi feita em 2012. "Se as fotos forem tomadas fora do tempo. Podem enganar... pois podem pensar que foi durante a segunda guerra, mas não...foi feita em Łódź no ano de2.012".