sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Suicídios nos Tatras polacos

Fotó: Marek Podmok3y 

"Às vezes, as imagens do meu filho voltam à memória. O momento em que o encontrei foi o pior da minha vida", diz o prefeito Andrzej Makowski, em voz baixa. "Ele tinha 25 anos e aconteceu três meses antes do casamento." São declarações em uma reportagem sobre a região Podhale (Sul da Polônia), onde suicídios ocorrem duas vezes mais do que no resto do país.
"Não quero saber se havia elementos de depressão, ou alguma outra coisa tenha prevalecido, mas a morte tinha um significado para eles", continua a falar o prefeito Makowski. "A Dr. Yvona Koszewska (psiquiatra da Cumulus Foundation) disse que a depressão é uma doença dos tempos modernos, e que as pessoas cada vez mais estarei serão acometidas por ela. Mesmo quando ela diz que as estatísticas de suicídios em Podhale parecem tão ruins, penso que se precisa fazer algo sobre isso".
A maioria daqueles que tirou a própria vida nos últimos anos tinha entre 20 e 30 anos.
Baseado em dados dos anos entre 1999-2007 (adquiridos em hospitais e polícia) houve na região das Montanhas Tatras 130 tentativas de suicídio, dos quais 117 terminaram em morte. Os suicidas eram em sua maioria homens. 11 vítimas ainda não tinham 18 anos. As taxas de suicídio nos Tatras são 1,7 vezes superior à média polaca. O pior índice foi o de 2003, quando nas Montanhas Tatras, foram cometidos 2,7 vezes mais suicídio que a média em todo o país. No distrito onde estão os Tatras existem uma população de cerca de 13 mil crianças e jovens. Entre estes, 1,5 mil têm transtornos mentais.
Os casos de suicídio na região das montanhas da Polônia rendeu um filme, "THE WIND HALNY" (O vento Hala", do diretor Jakub Brzosko.