domingo, 9 de outubro de 2011

Polônia nas urnas


A Polônia escolhe hoje seus novos senadores e deputados nacionais. O jornal Gazeta Wyborcza traz como manchete: "Vote, porque terás ressaca".
O ator Marek Kondrat, na foto, entrevistado pelo jornal alerta: "Não compre populismo de colarinho".  Ainda na mesma entrevista o artista responde a uma pergunta dizendo: "Teria uma ressaca, quando vencesse pessoas que não querem estar no poder. Velhos maliciosos e cínicos ("A Polônia não me machuca, mas ...")

Os locais de votação estão abertos desde às 7 horas da manhã e ficam abertos até às 21 horas. Cada votante pode escolher apenas um deputado e um senador entre os candidatos dos vários partidos, que representam a região eleitoral de residência dos eleitores.
São 25.993 comissões eleitorais eleitorais (urnas). 744 estão instaladas em hospitais, 17 em casas do estudante, 112 em prisões e centros de detenção, e 3 em navios. 30 milhões 768 mil e 225 pessoas estão aptas a votar. Também no exterior foram instaladas comissões eleitorais em consulados e representações diplomáticas.
No Brasil, eleitores votaram, ontem, em Brasília, São Paulo e Curitiba. Na capital paranaense, 34 pessoas se inscreveram para votar. São polacos natos e brasileiros com cidadania polaca.