quinta-feira, 17 de março de 2011

Maria, o único reator nuclear da Polônia

Foto: Albert Zawada
Este é o único reator nuclear na Polônia. Sugestivamente chamado de Maria, ele está localizado, em Świerki, nas proximidades de Varsóvia. Maria produz isótopos para a indústria e a medicina. A foto acima é de 2005 e mostra a sala de controle da usina.
A fonte principal de energia na Polônia é o carvão mineral. Com 95% de seu território coberto por planícies, a bacia hidrográfica expressiva, com rios importantes que cruzam o país como o Vístula, o Odra e o Warta, não possuem potencial energético, pois a única usina hidroelétrica esta localizada nas montanhas ao Sul do território, justamente um existem quedas de água natural.
Os demais rios de planícies se tivessem uma barragem inundaria milhares de hectares de terras férteis e produtivas.
O uso da energia eólica começa a proliferar, mas são insuficientes para a demanda, bem como a energia solar restrita à residências.
A abundância do carvão mineral sempre foi uma das maiores riquezas da terra polaca e daí o porquê do expressivo contingente de mineiros entre a classe trabalhadora.
Katowice, capital da voivodia da Silésia, concentra não só a maior zona metropolitana da Polônia, superando a capital Varsóvia, com mais de 3,5 milhões de habitantes. A explicação para tanta gente morando numa mesma região é justamente a maior concentração de minas de carvão e usinas termoelétricas.
Embora possua apenas esta usina, com seu reator Maria, a Polônia está ilhada pela Alemanha e Ucrânia, países com grande número de usinas nucleares. Czernobyl está localizada não muito longe da fronteira da Polônia.