sábado, 15 de janeiro de 2011

Cracóvia se reuniu para comemorar o Santo Súbito



Fotos Michał Łepecki
E o dia e a noite de ontem levaram milhares de cracovianos para a frente da Cúria Metropolitana da cidade. Postados diante da janela, onde tantas vezes o Cardeal Wojtyła e depois Papa falou com seus fiés, os cracovianos cantaram e rezaram celebrando o anúncio do Vaticano de que o polaco mais famoso da cidade vai ser consagrado Beato no próximo dia primeiro de maio, pelo Papa Bento XVI.
"Apresenta-se o Santo Subito!", disse o cardeal Stanisław Dziwisz, maravilhado com a notícia da beatificação do Papa. Em Cracóvia, o movimento foi grande entre os funcionários da Cúria e da prefeitura, pois eles devem se preparar para a cerimônia que ocorrerá em Cracóvia e em Roma.
Os organizadores da peregrinação à Itália estiveram reunidos, nesta sexta-feira à noite, preocupados com os preços das passagens e hotéis em Roma, que imediatamente subiram.
"Quero expressar minha grande satisfação, em nome de toda a Diocese de Cracóvia, e eu acho que estou autorizado a dizer isto, em nome de todos os polacos. Um grande obrigado ao Santo Padre pelo decreto que confirma o milagre que era necessário para o processo da beatificação", completou o Cardeal Arcebispo de Cracóvia.
Após o anúncio da data da beatificação feito pelo ex-secretário do Papa João Paulo II, o mesmo enviou carta de agradecimento ao Papa Bento XVI.
Mesmo nos círculos católicos, a decisão da Santa Sé foi uma surpresa. Apesar da aprovação por comitês de milagre médico e teológico, que ocorreu por intercessão de João Paulo II (sobre a cura da freira francesa do mal de Parkinson), soube-se que a beatificação estava apenas a um passo de distância, mas a data da cerimônia ainda era um mistério.
Os organizadores de peregrinações a Roma, em qualquer caso, já tinham reservado três datas: 02 de abril (aniversário da morte do papa), no primeiro de Maio (a festa da Divina Misericórdia, o mês também foi previsto devido ao 18 de maio, dia do aniversário de Wojtyła) e 16 de Outubro (início do seu pontificado).
Bento XVI escolheu a data de 01 de maio, pois nessa data cai a festa da Divina Misericórdia, que os Católicos celebram no primeiro domingo depois da Páscoa. Para João Paulo II, esta festa era excepcional. "A Igreja goza de uma data simbólica. O Papa morreu na véspera da festa da Divina Misericórdia. Data, que ele criou, e da qual ele foi um grande apoiador", explicou o Padre Robert Nęcek, porta-voz da Cúria de Cracóvia.
A Cúria de Cracóvia estima que para a beatificação, um grupo seleto de mil cracovianos irão a Roma no primeiro de maio. O Centro de Peregrinação Diocesana já organiza viagens há vários dias. A igreja apelava para os hoteleiros, empresas de transportes e companhias aéreas, que não aumentassem os preços dos bilhetes. Mas isso, infelizmente, já aconteceu ontem, de manhã, em Cracóvia e ao meio-dia, em Roma. Os preços dos bilhetes de avião subiram em até mesmo duas vezes! O vídeo abaixo mostra a movimentação dos féis diante da janela da Cúria de Cracóvia:



Movimento de fiéis diante da Cúria 1/6