sexta-feira, 23 de abril de 2010

A polaca mais tocada



Cabalat Shabat em Ribeirão Preto


O Programa Alcance, fruto de uma iniciativa da World Union for Progressive Judaism na América Latina (WUPJ Latin America), e que conta com o importante apoio da FISESP, tem como principal objetivo apoiar as comunidades menores através da promoção do desenvolvimento do judaísmo, encorajando e facilitando a formação de comunidades judaicas progressistas, além de estimular o estudo do judaísmo e o reconhecimento de seu lugar na vida moderna. A próxima atividade do Programa começa hoje, dia 23 de abril: um animado Cabalat Shabat para a comunidade de Ribeirão Preto, que conta hoje com cerca de 50 pessoas.
Até o final deste ano estão agendadas, ainda, a quarta edição do Lashir Benefesh; o Scholar in Residente, que oferece palestras e encontros com alguém notável, com profundo conhecimento de um tema; uma Kalah Rabínica que, através do encontro de seus líderes religiosos, trará integração e uma importante troca de experiências; e, para finalizar 2010, será realizado em São Paulo o Encontro de Lideranças da WUPJ Latin America.
Literalmente "Recebimento de Shabat". Trata-se do serviço religioso celebrado, logo ao anoitecer de sexta-feira. O Shabat inicia ao por do sol e se encerra ao surgimento de três estrelas, ao anoitecer de Sábado. Porém, costuma-se desde aproximadamente meio-dia de sexta-feira suspender as atividades e dedicar o tempo exclusivamente nos preparativos.

Ordem de orações de Cabalat Shabat e Arbit

Salmo 95
Salmo 96
Salmo 97
Salmo 98
Salmo 99
Salmo 100
Iedid Nefesh
Salmo 29
Aná bechoach
Bamê Madliquin
Cadish Derabanan
Lechá Dodi
Ishaqueni
Razá
Salmo 92
Salmo 93
Cadish
Shemá
Emet
Hasquivenu
Veshamru
Hatsi Cadish
Amidá
Iom Hashishi
Bircat Meen Shevá
Cadish Titcabal
Salmo 23
Cadish Iehe Shelamá Rabá
Alenu
Al quen
Adon Olam
Igdal