quinta-feira, 18 de junho de 2009

Fórmula 1 na Polônia?

Proposta de traçado do Grande Prêmio de Varsóvia

Cracóvia já havia manifestado sua vontade, ano passado, de contar com uma prova do campeonato mundial de Fórmula1. Planos foram apresentados para o autódromo ser construído no bairro do Krowodzia, nas proximidades do aeroporto internacional de Balice.
Embora o desempenho do cracoviano Robert Kubica (pronuncia-se cuBÍtsa) não seja dos melhores na atual temporada, agora é Varsóvia que deseja ter uma prova do polêmico campeonato dos astros Button, Nelsinho Piquet, Massa e Hamilton.
O Grande Prêmio de Varsóvia, segundo seus idealizadores, seria uma prova de rua. Com suas grandes avenidas, no melhor estilo eixões de Brasília, a capital polaca acredita que tem tudo o que a FIA-Federação Internacional de Automobilismo exige. A proposta de percurso já foi desenhada pelo arquiteto Robert Młodzińskiego, contemplando traçado exigido para uma prova de Fórmula 1. Ele alerta, contudo, será necessária uma minuciosa modernização da superfície, pois as ruas teriam de ser perfeitamente iguais. O traçado de 4,6 km seria nas proximidades do Estádio Nacional de Futebol, que está sendo construído para a Euro2012. Seriam utilizadas as avenidas Zielenieckiej, Poniatowskiego, Wybrzeża Szczecińskiego, a rua Zamoyskiego, parte da linha férrea e Sokolej
Jakub Szałamach, da LG Electronics Polska, diz que o assunto é sério. A empresa está organizando um plebiscito para que os polacos possam eleger qual a cidade da Polônia que poderia receber os bólidos da Fórmula1 em prova válida pelo campeonato. Os polacos podem votar no portal www.torformuly1.pl até o dia 31 de Julho. O internauta poderá escolher entre Gdynia, Cracóvia, Varsóvia e Wrocław.
A idéia de um grande prêmio na Polônia foi incentivada por Bernie Ecclestone, chefão da F1, que disse, ano passado, que "Gostaria que a Polônia tivesse uma corrida de F1".