sexta-feira, 12 de junho de 2009

Podlaska, rota de ilegais vietnamitas

Bosques de Szumów - Foto: Luna

Uma caminhonete Ford, modelo Transit, com uma longa antena de rádio CB chamou a atenção dos guardas de fronteira próximo a um posto de gasolina na localidade de Szumów, no município de Zambrowski.
Quando os guardas fizeram revista no veículo descobriram que dentro estavam 19 vietnamitas ilegais. Os estrangeiros tinham sido introduzidos no país por três cidadãos polacos. O motorista do Transit esperava pelos outros dois polacos que chegaram no posto conduzindo um automóvel Mercedes. 
Os dezenove estrangeiros estavam sentados em colchões. Alguns deles estavam descalços, outros tinham as pernas das calças molhadas. A promotoria regional de Hajnówce deteve os vietnamitas, que entraram na Polônia a partir da Bielorrússia.  O promotor Jan Andrzejczuk informou que os polacos que promoveram o transporte e a entrada dos ilegais serão indiciados e uma vez julgados e condenados podem pegar 8 anos de prisão.
Os vietnamitas são um dos principais grupos de estrangeiros ilegais na Polônia e segundo a Guarda de Froteira parece que encontraram uma rota de passagem através da região Podlaska, pois não distante dali existem duas fronteiras polacas, uma com a Bielorrússia e outra com a Ucrânia. As três fronteiras da Polônia nas regiões Norte e Leste, Rússia, Bielorrússia e Ucrânia são patrulhadas 24 horas por 10 mil guardas europeus. 
A região Podlaska como o próprio nome diz é conhecida pela quantidade de bosques naturais, o que facilita a imigração ilegal, principalmente de asiáticos. Diariamente são detidos dezenas de ucrânianos, que se valem da noite e dos campos de cultivo desprovidos de cercas entre os dois países. Na região é comum confundir a propriedade do cultivo, já que é uma área de planície e a fronteira está no meio da plantação de polacos e ucranianos.

Contrastando com outros países no mundo, os restaurantes asiáticos na Polônia, não são chineses, mas vietnamitas. Uma das explicações para a expressiva comunidade vietnamita na Polônia, é a de que tão logo, encerrou-se a Guerra do Vietnam, nos anos 70, as universidade polacas abriram suas portas para os estudantes daquele país asiático. Uma vez formados, aqueles estudantes preferiram permanecer no país e começaram a chamar seus familiares. O fluxo nunca mais parou. Só que já há alguns anos, o movimento que antes era legal se transformou em ilegal. São tantos os vietnamitas, em Varsóvia, que um imenso mercado de bugigangas, semelhante ao comércio de Ciudad del Leste, no Paraguai, floresce ao lado do estádio nacional. O local é um amontoado de barracas, semelhante aos mercados asiáticos e lembrando em muito as favelas brasileiras. Os comerciantes vietnamitas não moram nos barracos-lojas, mas a polícia varsoviana por várias vezes já encontrou ilegais, escondidos em meio a aparelhos eletrônicos, sapatos e outras quinquilharias. Na foto, a comunidade de vietnamitas legalizados, em um de seus festivais de verão, em Varsóvia.