segunda-feira, 27 de abril de 2009

Polacos piratas

A manchete principal do jornal Gazeta Wyborcza, desta segunda-feira, 27 de abril de 2009, é
"Gostamos de ser piratas".
O principal jornal da Polônia informa que mais de 5 milhões dos polacos "baixam" pela Internet, músicas, filmes, livros e softwares ilegalmente. Considerando que a população do país está em torno de 39 milhões de habitantes, o percentual da pirataria é de mais de 10 pr cento da população.

Taxistas desonestos em Cracóvia


Foto: Paweł Piotrowski

Os conselheiros do PiS (Partido Direito e Justiça) no Conselho da Cidade querem que o preço da corrida de táxi em Cracóvia tenha novo regulamento. O curioso é que a idéia partiu justamente dos empresários dos grandes grupos de táxi da cidade. Estes argumentam que desde que a prefeitura liberou os preços em janeiro de 2008, muitos motoristas começaram a praticar preços absurdos, comprometendo a boa imagem da categoria.
Naquele momento a idéia do Conselho da cidade (espécie de câmara dos vereadores) era introduzir a concorrência e baixar os preços das corridas. Mas o que se viu foi justamente o contrário. A concorrência passou a ser a de quem cobra mais caro e quem engana mais facilmente os passageiros. As fraudes passaram a ser comuns. As diferentes zonas, que dividem a cidade, passaram a ser manipuladas. O bairro do Przegorzały (cerca de 6km), por exemplo, embora esteja mais próximo do centro do que o bairro da Nowa Huta (10 km) geralmente custa mais caro. Os motoristas desonestos alegam que a mata do bosque do Przegorzały significa estar fora do perímetro urbano da cidade, e cobram por isto. Na verdade é uma alegação mentirosa. Para manipular o preço durante este trajeto desde o centro, o taxista muda a bandeirada a bel prazer, começa na 1 e termina na 4. Isto significa que o taxímetro corre mais rápido nas bandeiradas mais altas... e uma corrida que custava, em dezembro de 2007, 13 zł, hoje não sai por menos de 35 złotych. E n'ao houve inflação no período que justifique este preço absurdo.
O interessante é que os motoristas mais idosos são os que mais cometem estas fraudes, aumentando o percurso, ou simplesmente aumentando a bandeirada.

P.S. Tomara a prefeitura aceite regular e controlar os preços novamente e que se acabe as zonas de circulação. Que a bandeirada seja apenas a 1 e 2 e a diferença entre as duas seja apenas pelo horário. A dois entre 10 da noite e 6 da manhã.