quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Vitória para enfartar polacos

Foto: Oleg Popov - Reuters

A seleção de handebol da Polônia está na semifinal do Campeonato Mundial da modalidade. A passagem para a disputa inédita aconteceu nos últimos segundos para partida contra a Noruega, na noite de ontem, na Croácia.
O tiro que deu a vitória por 31 a 30 foi dado 14 segundos antes do apito final deixando a torcida polaca na quadra e os milhões de espectadores na Polônia em um estudo de euforia como há muito o país não sentia. E a emoção tem tudo para se repetir amanhã, quando enfrentar os donos da casa, a Croácia, pensando na final. Na outra semifinal jogarão França e Dinamarca. A final será domingo no moderno ginásio da cidade de Porec.
Estava empatado em 30 a 30 quando os técnicos pediram tempo. O treinador da Polônia, Bogdan Wenta gritou à sua equipe: "Temos 15 segundos, eles tiraram o goleiro,colocaram o sétimo jogador! É preciso impedí-lo e a trave fica vazia!" E repetiu:"É preciso impedí-lo e a trave fica vazia! Tranquilos temos muito tempo".
Os heróis do jogo dramático foram Sławomir Szmal, Adam Malcher - Artur Siódmiak 3, Bartłomiej Jaszka 1, Krzysztof Lijewski 1, Patryk Kuchczyński 4, Karol Bielecki 5, Bartosz Jurecki 3, Mariusz Jurasik 4, Michał Jurecki, Tomasz Tłuczyński 3, Marcin Lijewski 4, Rafał Gliński 1, Damian Wleklak 2. (os números são os gols que cada um fez).

Com 11 gols de Felipe Borges, a Seleção Brasileira derrotou o Kwait por 27 a 24 (13 a 12) e ficou com a 21ª colocação do Mundial de Handebol Masculino da Croácia, em jogo realizado no Ginásio Jatica, na cidade de Porec.

O portal brasileiro handsport.com.br que está fazendo excelente cobertura do mundial em nenhum momento acreditou nas possibilidades na Polônia. Seus comentaristas o tempo todo falaram na Suécia, França e outros como favoritos. A enquete promovida pelo sítio dá como campeã a Croácia, França, Brasil ou Alemanha. Os polacos de Wenta (não é do verbo ventar nem vender) conseguiram dos internautas apenas 2,2% das intenções e estão na sétima posição entre 12 seleções.

Acusado é retirado do Nasza-Klasa



A página de abertura do portal Nasza-klasa.pl diz que mais de 11 milhões de pessoas estão registradas em sua base de dados, que mantêm mais de meio milhão de fotografias atuais e arquivadas e mais de um milhão de recados sendo enviados pelos seus registrados.
Mas um destes "logados" (de login), ou seja, registrados foi retirado do portal atendendo pedido da polícia da cidade de Kłodzki. Patryk G., de 16 anos, é acusado de matar a colega de escola Daniela de 15 anos de idade e por isto teve ser perfil apagado da base de dados do servidor do portal.
Patryk matou a adolescente batendo com um martelo na cabeça da vítima, na última sexta-feira, na localidade de Lądki-Zdrowy, munícipio de Kłodzki. Os colegas de escolas estão chocados com a tragédia.
No perfil de Patryk, no portal Nasza-klasa, começou desde então, aparecer comentários vulgares a respeito do acusado pelo crime. Alguns internautas declararam que irão matar o acusado.
Bartek Szambelan, um dos administradores do portal Nasza-klasa.pl, informou que "a conta foi removida nesta terça-feira atendendo o pedido da polícia. A causa da remoção foi por injurias e ofensas e cada vez, que tais instituições nos comuniquem e façam semelhante pedido acataremos".
Os estudantes, onde estavam matriculados o matador e a vítima, tiveram ontem, uma reunião com psicólogos e a polícia.
Daria Sługocka do Comando de Polícia do munícipio de Kłodzki está convicta que um portal de Internet não é lugar para se exprimir emoções negativas, rancores e frustrações sobre si mesmo ou sobre outros.
O juiz ainda não decidiu, se o adolescente responderá ao processo como menor ou adulto. Até o final da questão judicial, o adoslescente ficará recolhido na Casa de Detenção para Menores.

P.S. 1 = Semanas atrás apresentei neste blog, o portal Nasza-Klasa como um instrumento para descendentes de imigrantes polacos, ao redor do mundo, tentarem encontrar familiares na Polônia. A sugestão continua válida. Eu mesmo já me fiz amigo de 50 pessoas com meu sobrenome e já estou conectado a uma comunidade que possui outras 457 pessoas com meu sobrenome. Tenho enviado recados e pedidos de "enlace" com todos e tem buscado nossas origens em comum.

P.S. 2 = Alguns de meus textos no blog têm suscitado comentários de visitantes e leitores, o que é muito bom e bem vindo.
Mas alguns deles, por conterem palavras agressivas e ofensivas, não estão sendo publicados e não serão. Tenho o mesmo entendimento da comandante de polícia, Daria Sługocka, de Kłodzki.
Os pontos de vista diferentes são muito bem vindos, mas todos aqueles que contiverem palavras ofensivas e injuriosas contra quem quer que seja não serão aceitos. Não se defende um ponto de vista chamando aqueles que são citados nos textos com palavras de baixo calão.
Esta moderação ocorre em todos os portais e sítios da Internet e o "Blogger" permite este controle.
Não é um instrumento antidemocrático, muito pelo contrário, pois aquele que não consegue defender suas idéias de forma amistosa, não é bem vindo aqui e em nenhum lugar.