quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Polônia adotará Euro em 3 anos


A manchete principal do jornal Rzeczpospolita desta quinta-feira, 11 de setembro de 2008 diz: "Premier: euro za trzy lata", ou seja, "Primeiro-ministro: euro daqui a três anos". Os economistas reagiram a declaração do chefe-de-governo afirmando que ela é tremendamente otimista.

Na outra manchete, a empresa polaca PKN Orlen encabeça a lista das 500 maiores empresas das Europas Central e do Leste.  O ranking contempla companhias de 18 países e entre as 500 maiores, 176 são polacas. A Orlen atua na distribuição de combustíveis e recentemente adquiriu o controle de uma refinaria de petróleo em Możejki.  Para Wojciech Heydel, presidente do grupo PKN Orlen, a liderança deve ser motivo de orgulho não só para a empresa, mas para toda a Polônia. Pois nos países vizinhos estão empresas vigorosas. 

Kuba ante o tribunal

Foto: TVN

Kuba Wojewódzki, apresentador do programa de entrevistas na TV, "Kuba Wojewódzki Show" vai responder a processo em tribunal por ter destruído automóvel de uma pessoa que o provocou numa rua de Varsóvia. O incidente ocorreu na Ulica (ulitssa - rua) Ludnej. Kuba Wojewódzki foi destratado de forma grosseira por um homem quando caminhava na rua. Em seguida, Kuba, não teve dúvidas em destruir o carro do provocador.  Segundo a própria "estrela" na televisão privada TVN, o promotor encarregado do caso vai livrar sua cara, sugerindo ao juiz uma pena alternativa, como ajuda social. Segundo a promotoria, a reação de Kuba, foi típica de integrante de grupos de "holligans", ou seja, destruição de patrimônio alheio para liberar instintos. o advogado Roman Giertych, diz que seu cliente não pode ser tratado como qualquer um, pois é uma estrela da televisão, que por seu estilo polêmico desperta emoções fortes, mas que nem por isto pode ser contido nas ruas por descontentes de forma agressiva.  A "reação de Kuba foi de alguém que foi agredido.  A próxima seção do tribunal será no dia 22 de setembro.
O polêmico jornalista que aterroriza seus entrevistados como uma mistura de Jô Soares e os piores "talk shows" Norte-americanos é também músico, percursionista, publicitário e cômico.  Nos anos 80 ele fez parte de um grupo "punk" que fez relativo sucesso no panorama musical polaco. Depois foi diretor musical do Festival de Rock de Jarocin - o mais baladado entre os jovens da Europa Central, algumas vezes comparado exageradamente com o mítico Woodstock americano.
Com seu estilo excêntrico logo estava apresentando programas para jovens da TV Polsat. Logo em seguida foi para a TVP 1 e TVP2. O sucesso na TV levou-o às telas do cinema. Desde o ano de 2000, ele já trabalhou em sete filmes. Amado e cortejado por uns, ele simplesmente é odiado por boa parte dos telespectadores polacos. Estes devem estar comemorando esta situação judicial pela qual está passando o polêmico apresentador de TV.

Cores em idioma polaco

Kolory - (pronúncia) - Cores

Amarantowy - (amarantóvi) - Roxo
Beżowy - (bejóvi) - Bege
Biały - (biáui) - Branco
Czarny - (tchárni) - Preto
Szary - (chári) - cinza
Siwy - (chívi) - grisalho
Czerwony (tchervóni) - Vermelho
Indygo - (índigo) - Azul anil
Niebieski - (niebiésqui) - Azul
Zielony - (jielóni) - Verde
Żółty - (júuti) - Amarelo
Złot - (zuót) - ouro
Śrebro - (Chrébro) - prata
Wioleta - (violeta) - violeta