domingo, 6 de julho de 2008

Toda a Euro 2012 na Polônia?

O Ambar Estádio ainda não começou a ser construído em Gdańsk. Foto: Renata Dabrowska / AG

UEFA está considerando fazer os jogos de três grupos, ao invés dos dois previstos, além das duas semifinais e a grande final da Euro2012, na Polônia. Como se sabe a abertura será em Varsóvia e a final prevista para Kiev.
Michel Platini visitou Varsóvia e Kiev (Kijów - kiiúf, em idioma polaco) nesta semana checando o andamento dos preparativos para a próxima Copa de Seleções Futebol da Europa 2012. Na quarta-feira, o presidente da UEFA conversou com o presidente da federação de futebol polaca Michał Listkiewicz, com o ministro dos esportes Mirosław Drzewiecki e com o primeiro-ministro Donald Tusk; e na quinta-feira, esteve com a primeira-ministra Julia Tymoszenko; com o vice-primeiro-ministro Iwan Wasiunyk; com o ministro dos esportes Jurij Pawłenko e finalmente com o presidente da Ucrânia Wiktor Juszczenko.
O relatório da inspeção será apresentado no Congresso da UEFA em setembro próximo, na cidade francesa de Bordeaux. Mas a imprensa dos dois países pode sentir que se a situação na Polônia está calma, na Ucrânia existem motivos de preocupação. Embora três estádios ucranianos estejam praticamente prontos, em Donieck, Dniepropietrowsk e Kharkov, um dos inspetores franceses deixou escapar que a Ucrânia ainda não tem hotéis, aeroportos, estradas em condições de sediar o campeonato. Os próximos três meses, portanto, serão decisivos para que os ucranianos possam efetivamente sediar o evento.
Não que a situação da Polônia seja melhor, pois apenas o estádio do Wisła Kraków, em Cracóvia, esteja quase pronto, a cidade é apenas reserva. As outras quatro cidades titulares, Varsóvia, Poznań, Gdańsk e Wrocław ainda nem começaram a construção de seus estádios. Mas Cracóvia, no item infra-estrutura (aeroporto, estação de trem e ônibus, estradas, hotéis e comunicações) estaria em condições de ser uma das sedes já no próximo ano.
Aos jornalistas, na Ucrânia, Platini, falou de forma enigmática, que os próximos três meses serão decisivos para os ucranianos provar que podem sediar a Euro2012, “eu acredito em vocês. Mas nós precisamos apenas de algumas garantias e tudo estará bem para vocês”.

Platini é recebido com pão e sal no aeroporto de Kiev. Foto: Andrey Lukatsky

O presidente Juszczenko por sua vez garantiu ao presidente da UEFA, que as finais do torneio em seu país serão “do mais alto nível. Nós não o desapontaremos!”
No caso da decisão do Congresso da UEFA for negativa para a Ucrânia, a Polônia, além do estádio em Chorzów (o maior da Polônia, onde a seleção mandou seus jogos nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2006 e Euro2008), já estão prontos os estádios do Korona em Kielce e o do Lech em Poznań. Mas Chorzów, ao lado de Katowice (a maior área metropolitana da Polônia com mais de 3,5 milhões de habitantes) por ora é apenas sede reserva e a cidade de Kielce não está prevista nem como reserva.
Apesar dos rumores, o ministro dos esportes da Polônia, Mirosław Drzewiecki, não acredita na possibilidade de seu país sediar todo o evento sozinha. Mas parece ser voz solitária, pois todos no momento se perguntam se o problema é o número de seis estádios, necessários , para sediar toda a Euro2012, este não existe, pois os dois estádios reservas são os únicos que já estão praticamente prontos. O estádio nacional, em Chorzów só precisa de reformas e o de Cracóvia, falta apenas uma tribuna para estar concluído.

Astros polacos em Curitiba


Um jovem curitibano, descendente de polacos, de forma espontãnea e solitária faz campanha via e-mail, orkut e nas ruas de seu bairro em prol da música popular da Polônia em Curitiba. Atuante em grupo folclórico polaco, Carlos (Lexinovski) Surek dos Prazeres, já distribuiu mais de 15.000 panfletos no bairro Santa Cândida, (ex-colônia de imigrantes polacos de Santa Cãndida). Surek pessoalmente distribuiu estes panfletos divulgando alguns dos nomes mais freqüentes nas paradas de sucesso da Polônia em portas de colégios, parques e até em casas de shows noturnas.
"Escolhi Santa Cândida pois é meu bairro, onde vivo há 17 anos. Sou de poucos meios mas acredito que o amor é protetor. Amo a Polônia e protejo a verdadeira idéia que devemos ter da pátria de nossos “avós”, explica o jovem curitibano, para quem a música da nação polaca é feita não só de grandes nomes do passado, mas também dos grandes ídolos da atualidade, que são praticamente desconhecidos pela comunidade de descendentes de imigrantes polacos do Sul do Brasil.
Entre as gerações mais velhas é muito comum o cantarolar de músicas como "Hej Sokoło", "Szła dziewieczka do laseczka", "Góralu czy Ci nie żal", mas nunca ouviram falar de Monika Brodka, Kaya, Grechuta, Kazik e Edyta Geppert.
Esta ação de Carlos Surek dos Prazeres é individual e voluntária e ele busca conhecer o panorama musical da atualidade polaca através da Internet, nos sites do youtube, rádios e TVs polacas e outros.