quarta-feira, 9 de abril de 2008

Governo polaco "briga" contra a inflação

Foto: Seweryn Sołtys

A quantidade de notas de 200 złotych em circulação é mais um indício da inflação que ninguém admite mas que tem dado sérias dores de cabeça ao governo do primeiro-ministro Donald Tusk.
Os prognósticos mais pessimistas da OCDE - Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (que reúne os países mais ricos do mundo) é de que a inflação fique acima dos 7% na Polônia, no próximo ano. Os especialistas da OCDE, ao analisarem os 11.4% de desempregados do final de 2007 e os atuais 5% de inflação, acreditam que o poder de compra da moeda polaca vai ficar entre 4,2% e 8,4% em 2008.
Piotr Kalisz, economista do banco CitiHandlowy, afirma que a situação dos Estados Unidos, Ásia e Grã-Bretanha tem forte influência na economia da Polônia, já que muitos polacos estão trabalhando nestas regiões. Também a valorização do złoty em 30% em relação ao dólar nos últimos meses pode estar influenciando esta alta da inflação na Polônia.
P.S. E parece que a solução de segurar os salários nos últimos dois anos em patamares muito inferiores aos práticados nos outros países membros da União Européia é sintomático dos métodos arcaicos dos economistas dos últimos governos polacos. Soluções como esta faziam parte do receituário brasileiro nos tempos de hiperinflação.

Fotógrafas polacas 3

Foto da fotógrafa polaca Zofia Rydet (falecida em 1997) do período "z cyklu mały chłowiek" de 1956, na exposição fotográfica "Ela - Documentalista - As mulheres polacas fotógrafas do século 20", que vai até 18 de maio, em Varsóvia, na Galeria Zachęta.