sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Rzeszów terá hidroelétrica

Barragem de Wisłoki. Foto: Seweryn Sołtys

Rzeszów, a capital da Voivoda Podkarpacki deverá ter sua hidrolétrica. A central elétrica será construída pela empresa ESI de Wrocław. ESI e será de exploração da iniciatica privada. A ESI planeja produzir 2 megawats de energia, necessários para alimentar alguns conjuntos habitacionais de Rzeszów. Segundo Stanisław Homa, chefe do departamento de defesa do meio-ambiente da cidade, a energia será vendida para a rede elétrica conforme os valores de mercado da Voivoda. A mudança no investidor privado está relacionado aos custos de construção e ao local de instalação da hidroelétrica. Será necessário uma transposição subterrânea próxima a barragem doWisłoki, porque de acordo com Homa, a atual ligação pela rua é muito perigosa. Será necessário, portanto, construir um túnel, que deve ser construído ainda este ano.
A Polônia tem muito poucas usinas hidroelétricas e isto muito em função de sua topografia. O país tem 95% de planícies e a apesar da abundância de rios, estes são rasos e não possuem desníveis (cascatas). Correm geralmente em direção ao Norte, onde está o Mar Báltico. Assim a base da energia elétrica polaca são as termoelétricas, movidas a carvão, proveniente em sua grande maioria das minas no Sul do país, principalmente da região da Silésia e Małopolska. Antualmente o país produz 13,7 TWh apenas, sendo que 45,3% disto é produzido no rio Wisła, que corta a Polônia de Sul a Norte, outros 43,6% na bacia dos rios Wisła e Odra, 9,8% no Odra e 1,8% no rio Pomorza. A Polônia é suprida com apenas 12% de energia produzida em hidroelétricas polacas e apenas 7,3% estão instaladas e em funcionamento pleno. A maior elektrownia (hidroelétrica) da Polônia em Żarnowiec produz apenas 716 MW. Nos links a seguir, os sites das únicas hidroelétricas polacas:

Comitiva poznanska no Paraná

Está no Paraná uma comitiva de políticos e empresários da Voivoda (equivalente a Estado) da Wielkopolska (Grande Polônia) há uma semana. Liderados pelo presidente de governo (equivalente ao cargo de prefeito) da cidade de Poznań (pósnanh) Jan Grabkowski acompanham o membro do conselho de governo do município de Póznan, Janusz Napierala e também Piotr Kleeberg,Czesław Fiedler e Tomasz Grudziak.
Os políticos ficaram hospedados na cidade de São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba) e visitaram Morretes, Foz do Iguaçu e Curitiba, onde conheceram as instalações do estádio em construção do Clube Atlético Paranaense. Nesta visita turístico-política-comercial, os polacos vieram apresentar o potencial econômico da cidade de Póznan, local das feiras temáticas mais importantes realizadas na Polônia. Com este propósito estiveram na ACIAP - Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviços, de São José dos Pinhais, onde mantiveram contato com empresários dos munícipio. O Comitê que intermedia as relações internacionais entre as duas cidades gêmeas promoveu um encontro étnico com a comunidade de origem polaca da cidade. O prefeito Leopoldo Meyer apresentou aos convidados um video institucional sobre as potencialidades de São José dos Pinhais, com narração em idioma polaco.
E na próxima semana a comitiva polaca, realiza um apresentação da Feira Internacional de Poznań, na sede da FIEP - Federação das Indústrias do Paraná no evento "Ampliando Negócios com a Polônia". Será no dia 21, quinta-feira, das 08:30 às 11:30 da manhã, na sala dos conselhos do CIETEP, na av. Comendador Franco, nr 1341 (av. das Torres). O evento é gratuito e as inscrições estão abertas pelo tel. 041 3271 9869, e-mail andrea.habitzreuter@fiepr.org.br. Antes do retorno a Polônia, Grabkowski e comitiva visitam por último o Rio de Janeiro.

P.S. Na foto o prefeito Leopoldo Meyer de São José dos Pinhais entregando uma lembrança a Jan Grabkowski de Poznań

Filmes polacos no Kazimierz

Cena do filme "Przypadek"
A Fundacja Judaica - Centrum Kultury Żydowskiej de Cracóvia prossegue com suas apresentações de filmes programados para este mês de fevereiro na próxima semana com mais 3 obras. KieślowskiNa segunda-feira, dia 18, o filme do diretor polaco Krzysztof Kieślowski (kjichtóf kiechlovski), "Przypadek" (pjipádek - acaso) de 114 min. produzido em 1981. Na quarta, dia 20, o filme do também polaco Krzysztof Zanussi, "Struktura Kryształu" ( structura krjistauu - estrutura do cristal) de 74 min e produzido em 1969. Na quinta, dia 21, "Migawki z marca '68" uma coletânea de vídeos de televisão sobre o fatos ocorridos em março de 1968. As projeções ocorrem sempre no auditório do Centro Judaico no horário das 20:00 horas, na ulica (ulitssa - rua) Meiselsa, nr 17, no bairro do Kazimierz. A entrada como sempre é franca.










Krzysztof
Zanussi

Reforma Ortográfica Português - 12

BASE XI - DA ACENTUAÇÃO GRÁFICA DAS PALAVRAS PROPAROXÍTONAS

1º) Levam acento agudo:
a) As palavras proparoxítonas que apresentam na sílaba tónica/tônica as vogais abertas grafadas a, e, o e ainda i, u ou ditongo oral começado por vogal aberta: árabe, cáustico, Cleópatra, esquálido, exército, hidráulico, líquido, míope, músico, plástico, prosélito, público, rústico, tétrico, último;
b) As chamadas proparoxítonas aparentes, isto é, que apresentam na sílaba tónica/tônica as vogais abertas grafadas a, e, o e ainda i, u ou ditongo oral começado por vogal aberta, e que terminam por seqüências vocálicas pós-tónicas/pós-tônicas praticamente consideradas como ditongos crescentes (-ea, -eo, -ia, -ie, - io, -oa, -ua, -uo, etc.): álea, náusea; etéreo, níveo; enciclopédia, glória; barbárie, série; lírio, prélio; mágoa, nódoa; exígua, língua; exíguo, vácuo.
2º) Levam acento circunflexo:
a) As palavras proparoxítonas que apresentam na sílaba tónica/tônica vogal fechada ou ditongo com a vogal básica fechada: anacreôntico, brêtema, cânfora, cômputo, devêramos (de dever), dinâmico, êmbolo, excêntrico, fôssemos (de ser e ir), Grândola, hermenêutica, lâmpada, lôstrego, lôbrego, nêspera, plêiade, sôfrego, sonâmbulo, trôpego;
b) As chamadas proparoxítonas aparentes, isto é, que apresentam vogais fechadas na sílaba tónica/tônica, e terminam por seqüências vocálicas pós-tónicas/pós-tônicas praticamente consideradas como ditongos crescentes: amêndoa, argênteo, côdea, Islândia, Mântua, serôdio.
3º) Levam acento agudo ou acento circunflexo as palavras proparoxítonas, reais ou aparentes, cujas vogais tónicas/tônicas grafadas e ou o estão em final de sílaba e são seguidas das consoantes nasais grafadas m ou n, conforme o seu timbre é, respetivamente, aberto ou fechado nas pronúncias cultas da língua: académico/acadêmico, anatómico/anatômico, cénico/cênico, cómodo/cômodo, fenómeno/ fenômeno, género/gênero, topónimo/topônimo; Amazónia/Amazônia, António/Antônio, blasfémia/blasfêmia, fémea/fêmea, gémeo/gêmeo, génio/gênio, ténue/tênue.