domingo, 13 de janeiro de 2008

Concertos do "Serca Polski"

Festival caritativo da Grande Orquestra Santa em Mysłowice
Neste fim de semana, um exército de voluntários ganhou as ruas de maioria das cidades da Polônia para colocar em todos que passavam o adesico "Serca Polski" (sértssa polsqui - coração da Polônia) . Foi um momento de festa e coleta de fundos para Fundacja Wielka Orkiestra Świątecznej Pomocy (Fundação da Grande Orquesta da Santa Ajuda) a maior organização caritativa do país. A Fundacja com o dinheiro levantado nas ruas com seus concertos compra aparelhos para cardiocirurgia, neonatologia, oncologia, nefrologia e terapia intensiva para crianças enfermas.
Desde seu início, em 1992, até hoje, a fundação já comprou e distribuiu equipamentos a hospitais da Polônia no valor de mais de 72 milhões de dólares. Jerzy Owsiak durante todo o dia de sábado e domingo comandou o programa de televisão "Róbta co Chceta" onde apresentou um festival de música com crianças e a apresentação dos mais famosos artistas do país. O telespectador, por sua vez, contribuiu através da conta telefônica toda vez que ligava para o número da fundação.
Neste ano, a fundação WOŚP expandiu e atingiu cidades também no exterior e chegou a Berlim, Oberhausen, Osnabrück e Kaiserslautern, na Alemanha. Na capital alemã, todos foram supreendidos com voluntários colocando adesivo do "Serca Europa" durante concerto ao ar livre com artistas da Polônia, Estados Unidos e Sibéria, no centro da cidade.
No final da noite de domingo, no grande concerto, em frente ao Palácio da Cultura em Varsóvia, Owsiak anunciou que os 120 mil voluntários, mais o programa na TV e as demais ações coletaram mais de 30 milhões de złotych. Até o primeiro-ministro Donald Tusk foi abordado na rua da capital polaca. Este ano, o valor arrecadado vai para ajudar as crianças com problemas de laringe, que principalmente no inverno ataca a todos indistintamente.
Munidos com estes porta-moedas, os jovens colocavam o adesivo do "Coração da Polônia" em todos os que contribuiam.

Principe Habsburgo enterrado em Viena

Enterrado em Viena, neste fim de semana, um dos filhos do último imperador austro-húngaro, o príncipe Karol Ludwik Habsburgo Lotaryński, que morreu em Bruxelas, aos 89 anos de idade. Em cerimônia de corpo presente, celebrada pelo núncio papal Edmund Far-hat compareceu quase toda a família Habsburgo. Depois o féretro seguiu pela avenida Kartnerstrasse até a cripta imperial da Kapuzinerkirche - Igreja dos Capuchinhos, no Neuer Markt. Os restos mortais de Karol Ludwik ficará ao lado do sarcófago de sua mãe a imperatriz Zyty Burbon-Parmeński. No enterro, estiveram representantes da principais casas reais da Europa, entre eles o príncipe Hans Adam II von und zu Lichtenstein.
O maior império que já existiu na face da terra, o Austro-húngaro, caiu com a Primeira Guerra Mundial, o que entre outras coisas, permitiu a volta do Estado polaco no mapa da Europa em 1918. Grande parte do Sul da Polônia e Sudoeste da atual Ucrânia for ocupado pelo Império Habsburgo como província da Galícia durante 127 anos.
Para se ter uma idéia da grandeza do Império Habsburgo, basta dizer que até a colônia do Brasil fez parte dele, entre 1580 e 1640, quando com a vacância de um português no reino de Portugal, assumiu o trono o rei espanhol da Casa de Áustria - ou seja, também um Habsburgo parte do único Império que dominou os cinco continentes.
P.S. Pelos sobrenomes do príncipe morto e da sua mãe, percebe-se também sobrenomes polacos e também da família real brasileira.

Momentos do Papa na Polônia

Em suas visitas a Polônia como Papa João Paulo II, Karol Wojtyła (cárou voitiúa) sempre arrumava um tempo maior para se descontrair com seus patrícios. Neste vídeo, o cardeal tenta de todas as formas encerrar o contato de sua Santidade com o povo. Faz sinais aos mais próximos do balcão para que fechem a boca, que deixem o Papa ir embora. João Paulo II acha tudo muito divertido, abaixa a cabeça e fica rindo. O povo tenta cantar músicas tradicionais, entoa o "parabéns para você" e rendido, finalmente o cardeal propõe como encerramento do encontro, no balcão da Cúria de Varsóvia, que todos cantem a música "Góralu czy Ci nie Żal" - a música que fala do montanhês que volta à sua terra. Wadowice, a cidade onde nasceu Wojtyła está justamente na região das montanhas do Sul da Polônia, na voivodia da Małopolska e, portanto, era ele um montanhês. O Papa vai ao microfone e canta a música acompanhado pelo povo. O vídeo é da transmissão ao vivo da TVP2.

Casas de troncos polacas exportadas

Foto: Ulisses Iarochinski
Na região montanhesa da Polônia, fronteiras com a República Tcheca e Eslováquia, as casas de troncos encaixados continuam a fazer sucesso, mesmo após séculos de tradição. Cidades como Zakopane possuem leis incentivando a construção de novas casas com a mesma arquitetura milenar da região. Empresas de construção e serrarias são criadas com fundos da União Européia. Podczerwony, munícipio na voivodia da Małopolska, é praticamente uma cidade de casas de troncos (como esta da foto). Empresários portugueses andam por aqui fazendo contatos para levar estas casas desmontadas em caminhões até a Serra da Estrela, em Portugal e as construir lá para clientes da classe média alta de Lisboa e Porto. Junto aos troncos, portas e janelas de madeira polaca vão os mestres de obras e os carpinteiros polacos dos Tatras.