quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

A eterna Lwów polaca

A cidade fica no território da Ucrânia, desde 1991, quando da criação do Estado ucraniano. Antes disso e por quase 700 anos foi a mais importante cidade polaca do Oriente. E também significativa para boa parte da imigração polaca que chegou ao Brasil, a partir do século 19. Durante o período de maior fluxo imigratório para o Brasil, funcionou em Lwów, um escritório do Império brasileiro (e depois da República) de promoção da imigração polaca para os Estados do Sul. E por isso, em função de sua longa história sob as bandeiras da Polônia e sua estreita ligação com os brasileiros “polskiego pochodzenia” e descendentes dos antigos povos rutenos, creio ser interessante falar alguma coisa sobre a cidade dos leões.

O nome Lwów deriva de Leopolis, como era denominada a cidade pelo Vaticano durante a Idade Média e após. Sua atual denominação, Lviv passou a ser usada após 1939, quando foi ocupada pelos soviéticos e se mantém desde 1991, como a maior cidade do Ocidente ucraniano.

Antes dos anos 1.000 d.C. a região era ocupada por polacos e rutenos. Até 1250 fazia parte da Rutênia Vermelha, região de terra que compreendia a Galicia Ocidental durante a ocupação austro-húngara de 1795 a 1918. Historiadores ucranianos discordam da denominação “Vermelha” por entenderem que é uma forma dos polacos dividirem a etnia que deu origem aos atuais ucranianos. Seja como for é o território entre os rios Bug e Wieprz. A área foi mencionada pela primeira vez em documentos escritos, em 981, como parte do Principado de Kiev (Kijów em polaco). Włodzimierz – o Grande, da dinastia Rurik, príncipe de Kievan Rus (Cidade-Estado de Kiev), entre 980 e 1015, conquistou a região. Seu filho Jarosław I, que o sucedeu, manteve a região sob o domínio de Kiev até 1018, quando esta foi anexada pelo Reino da Polônia. Contudo, em 1031, a Rutênia Vermelha voltou a fazer parte do Principado de Kiev e assim permaneceu até que o rei polaco Casimiro Grande III, a reconquistou em 1340.

Foi nesse período da dinastia Rurik, que o príncipe Daniel Halicki (1201-1264), descendente de Włodzimierz I, fundou Lwów e a denominou assim em homenagem a seu filho Lev, ou Leon. Com a morte do pai Daniel, Lev Halicki transformou a cidade de Lwów, na capital do Principado da Volinia.

Em 1356, já sob reinado polaco de Casimiro – o Grande, Lwów foi reconhecida pela Lei de Magdeburg. Um ano antes, portanto, de Cracóvia – capital da Polônia - ter sido reconhecida como cidade, segundo as leis medievais do Sacro-Império Germânico. Desde o rei polaco Władysław Jagiełło, Lwów foi a capital da Voivodia Rutênia da Polônia. Mesmo com a ocupação austro-húngara de 1793 a 1918, quando foi renomeada de Lemberg, com o status de capital da Galicia e Lodomeria, Lwów manteve-se essencialmente uma cidade polaca até 1939, quando foi ocupada pelas tropas soviéticas na Segunda Guerra Mundial.


Rei Kazimierz Wielki - Casimiro o Grande

Com os acordos, pós Segunda Guerra e a dizimação quase completa da população judaica, todos os polacos residentes de Lwów e antiga Voivodia Rutênia foram expulsos e realocados para o novo mapa da Polônia que surgiu. Stalin, Churchil e Trumam sem a participação de polacos e rutenos, simplesmente tiraram da Polônia metade de seu território. Essa metade ficou sob o domínio comunista soviético e entregue a República Soviética da Ucrânia. Foi preferido o nome Ucrânia, criado pelos nacionalistas rutenos em 1840 a quase milenar denominação de Rutênia. Com isso, a maioria da população polaca foi colocada em trens e enviada para Wrocław, Cracóvia, Lublin, Bielsko Biała e Katowice. A cidade foi então repovoada por pessoas dos mais diferentes pontos da União Soviética.

Ainda em 1910, a cidade possuía 192.472 habitantes, em sua grande maioria polaca do credo Católico Apostólico Romano, representando 51,7% da população. Em seguida os do credo judaico com 29%, além de 17% de católicos ortodoxos do rito grego. Entre as duas guerras mundiais Lwów era a terceira maior cidade polaca, menor apenas que Varsóvia e Łódż. Já em 2001, a cidade chegou a 725.000 habitantes, dos quais 88% eram ucranianos, 9% russos e 1% polacos. A última estimativa, de 2007, é de que a cidade possui 735 mil habitantes. Lwów está a 70 km de Przemyśl, fronteira com a Polônia e a 315 km de Cracóvia.

Monumento ao artista polaco Nikifor, em Lwów



Declarada patrimônio da humanidade pela Unesco, em 1998, Lwów, em que pese seus 68 anos soviético-ucraniano, tem uma arquitetura essencialmente polaco-austríaca. Os edifícios das universidades, dos teatros, monumentos e cemitérios são os locais de visitação turística que mantém viva a cultura polaca em território ucraniano. Poucos anos atrás, o Cemitério de Orląt foi motivo de intensa polêmica nos meios diplomáticos polaco-ucranianos. Panteão dos soldados polacos que morreram na guerra polaco-soviética de 1918-1920 foi completamente destruído pela União Soviética, em 1971, para a construção de avenidas. Com a queda do comunismo, familiares dos soldados enterrados ali começaram a restaurá-lo. Os polacos tinham em mente recuperar a área tal qual o cemitério foi construído em 1920. Mas os políticos ucranianos ficaram contra. A Sociedade dos Mortos Militares Polacos, organização histórico-cultural insistia que a reforma devia recolocar nos seus devidos lugares os símbolos patrióticos e do exército polaco existente nos túmulos. Devido à falta de fundos, o cemitério nunca foi completamente reconstruído. Já os ucranianos consideram ofensivos estes símbolos, pois muitos ucranianos foram vítimas inocentes desta guerra. O ex-presidente Kuchma ao pressionar a prefeitura da cidade para resolver a questão, acabou criando um conflito em seu próprio governo. Uma solução parcial foi encontrada no inicio do governo do atual presidente ucraniano Viktor Januszczenko e o cemitério foi finalmente reaberto numa solenidade com a presença dos presidentes dos dois países. Os polacos concordaram em não recolocar os símbolos da pátria polaca. Muitos residentes da cidade dizem não entender a profundidade das emoções envolvidas no assunto. Mas estão satisfeitos com o aumento de turistas polacos, que desde a reabertura do cemitério, chegam, principalmente no dia de finados, aos milhares para render homenagem a seus soldados mortos e rever a cidade natal de seus pais e avós.

Rutênia

Rutênia é uma antiga região da Europa Oriental, povoada por eslavos de várias etnias. Basicamente, a palavra é uma grafia latinizada do legendário nome Rus. Sua origem, contudo, tem varias versões. Uma delas, de origem normanda (povos dominadores do Norte), diz que os Varegues, que se constituíram no século 9, fundiram-se aos poucos com a população eslava, daí o nome Rus, que seria derivado do finlandês, a partir do norueguês antigo roðs- ou roths- o qual por sua se referia aos remadores, ou seja, aos varegos suecos. Pois para alguns ainda existe no idioma finlandês e estoniano as palavras Ruotsi e Rootsi para designar a Suécia. O termo Ruteni apareceu inicialmente como rex Rutenorum nos anais de Augsburgo no século 12, reflexo da antiga tradição dos autores latinos de chamarem os dinamarqueses de Dácios e os alemães de Teutões. Em 1772, os Habsburgos ao criarem a província da Galícia, para distinguir o povo eslavo local dos polacos e russos que habitavam aquela região deram-lhe o nome de ruteno, pois o nome até então usado Rusyny, soava como a palavra alemã para russos, ou seja, Russen. Então, os austríacos adotaram a designação Ruthenen - rutenos e continuaram a usar até a queda do império em 1918. A partir de 1840, aqueles nacionalistas eslavos que não eram, nem polacos, nem russos encorajaram às pessoas a substituírem o nome "Pequena Rus" por Ukrayina. Atualmente, o território histórico da Rus compreende partes das terras da Ucrânia, Bielorrússia, Rússia, uma pequena parte do Nordeste da Eslováquia e uma estreita faixa do Leste da Polônia.

Em idioma polaco, país é Kraj e o prefixo U geralmente é empregado para se dizer que "se está com uma pessoa"... assim talvez, Ukrajna, possa ser entendido como “no país”, ou “do país”. E Lwów: "Leões", ou cidade dos Leões.