segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Aniversário no Natal

Foto: Ulisses Iarochinski
Há décadas na Polônia ocorre um concurso de presépios. Diferente dos demais, porque a representação da mangedoura do menino Jesus, deve retratar a Basílica de Santa Maria, ou Mariacka, como os polacos chamam a igreja na praça central de Cracóvia. Agora mesmo, no Bosque do Papa em Curitiba, há uma exposição itinerante destes presépios. Este da foto, está em exposição na Galeria Krakowska, o maior Shoping Center da Europa, inaugurado um ano atrás em Cracóvia. E é do concurso deste ano. Não é o ganhador, mas é belo mesmo assim. E com a imagem do presépio Mariacka, quero comemorar os seis meses da existência deste blog JAROSINSKI do Brasil - direto de Cracóvia, que coincidentemente ocorre neste 25 de dezembro e desejar a todos os leitores espalhados pelo mundo os 13.000 acessos.

Solidariedade
Pode parecer pouco se comparado com outros blogs encorados em grandes jornais brasileiros e polacos, mas é um número de leitores impressionante para um blog que fala em português sobre o dia-a-dia da Polônia, das suas tradições, da sua história, de suas curiosidades, das suas belezas e principalmente da alma de um povo que nunca se deixou abater e se inscreve na história da humanidade como uma das grandes nações do mundo. Um legado de perserverança, de amor e de solidariedade. Que é isto que um de seus filhos, mais conhecidos em todo o planeta, propagou em mais de 27 anos de papado. Esta foi a última mensagem de João Paulo II, antes de morrer: “À humanidade, que em ocasiões parece como perdida e dominada pelo poder do mal, do egoísmo e do medo, o Senhor oferece como dom seu amor que perdoa, reconcilia e volta a abrir o espírito à esperança... O amor converte os corações e dá a paz. Quanta necessidade tem o mundo de compreender e acolher a Divina Misericórdia!" Estas palavras do pontífice polaco estavam no texto escrito para ser lido no marco da oração mariana pascal do Regina Caeli”.

Melhores relações com vizinhos


O primeiro-minsitro Donald Tusk também compareceu a televisão neste domingo para dizer que em um mês de ofensiva diplomática a Polônia melhorou muito as relações com seus vizinhos, não só com a Alemanha e a Rússia, mas também com o Grupo "Visegrad" e a Lituânia. Donald Tusk afirmou que esta política deverá continuar, com "sorriso ofensivo", que foi como ele caracterizou a importância crucial da imagem do país na atualidade. O primeiro ministro acrescentou que graças a nova política dimplomática foi possível encerrar o embargo russo à carne polaca. Também mencionou o reltório do escritório central encarregado das investigações anti corrupção, coordenado pela ministra Julia Pitera (que teve seu automóvel explodido semanas atrás). Tusk disse que em sua opinião o chefe do escritório Mariusz Kamiński misturou as atribuições do cargo com as questões partidárias.

Kaczyński: um natal calmo, mas feliz


O Presidente Lech Kaczyński (lérrhh catchihnsqui) disse neste fim de semana em cadeia de rádio e televisão que a entrada da Polônia na zona Schengen é a realização de um grande sonho para os polacos, sonho que a 20 anos atrás soaria como uma utopia não realizável, mas que provou ser verdadeiro. O Presidente agradeceu os governos anteriores e os funcionários públicos que trabalharam nos últimos dois anos com ele. Lech Kaczyński sublinhou que, em 2005, a Polônia era uma das últimas na lista de candidatas a Schengen em termos de preparação, mas em dois anos de sua administração foi possível administrar as exigências da União Européia. O Presidente polaco também fez menção a Reforma do Tratado da Constituição Européia, que foi assinado em Lisboa dias atrás. E finalmente desejou a todos os cidadãos polacos de todo o mundo um natal calmo mas feliz.