quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Neva, mas todos trabalham

Foto: Ulisses Iarochinski
Faz temperaturas abaixo de zero, neva... mas nem por isso o trabalho pára. Com os milhões de Euros que tem recebido da União Européia, a prefeitura de Cracóvia transformou a cidade num canteiro de obras. São novas ruas (que começam em lugar nenhum e terminam em qualquer lugar). Canalizações subterrâneas são o que não faltam. Aqui, os trabalhadores aproveitam uma pausa para observar o buraco que a retroescavadeira fez. E a neve ali ao lado derretendo, porque fez umas três horas de sol esta manhã.

Algodão doce, branco como a neve

Foto: Ulisses Iarochinski
Apesar do frio e da neve que se derrete, a velha senhora não descansa. Todos os dias ela está no Rynek de Cracóvia vendendo Wata Cukrowa (vata tssucrova), o nosso algodão doce. E a comadre com o carrinho vime de bebê carrega panfletos de propaganda do restaurante U Babcia Malina (u babtchia malina - na vovó amora), onde se pode comer baratinho o melhor da cozinha polaca, como pierogi ruskie pieczony, bigos, nalaśniki e a melhor sopa de cogumelhos (servido dentro de uma broa) do mundo.

O sol apareceu e a neve...

Foto: Ulisses Iarochinski
Depois de vários dias sem dar o ar da graça, o Sol resolveu aparecer um pouquinho. Mas o suficiente para derreter a neve da praça central de Cracóvia, o Rynek Główny.