sábado, 17 de novembro de 2007

Cleber: mais dois anos no Wisła Kraków

Foto: Krzysztof Karolczyk
Encerraram-se as negociações para a renovação do contrato do lateral esquerdo brasileiro Cleber, com o líder do campeonato polaco, o time do Wisła Kraków. Cleber renovou por mais dois anos e fica em Cracóvia para quem sabe encerrar sua carreira em estádios polacos. Em declarações a imprensa, Cleber disse que "Foi como eu queria, jogo ainda mais dois anos no Wisła. Isto foi o mais importante para mim. Neste período gostaria de ser campeão polaco e jogar a Copa dos Campeões da Europa - Champions League - antes de encerrar a carreira. Quero também que no Wisła, lembrem-se de mim como um bom jogador e como ser humano"." A verdade é que o contrato ainda não foi assinado, pois falta ainda fazer uma versão em inglês. Mas quem está contente é o treinador Skorża que deseja que todos os jogadores que estiveram bem neste outono, continuem no clube após a interrupção de inverno do campeonato.

Zakopane volta a reinar

Foto: Ulisses Iarochinski

Os mais afoitos já se mandaram para Zakopane (capital do inverno polaco), onde tomam as primeiras lições de esqui. Aqui nesta foto, as crianças recebem orientações de instrutores, ainda em solo plano. Depois é subir as montanhas em bondinhos elétricos (cadeiras suspensas) e fazer a descida. No inverno passado, que terminou em março último, Zakopane teve muitos prejuízos, pois foi o imverno mais quente dos últimos 500 anos. A neve quase não existiu. Mas este ano a felicidade é completa, pois além da neve ter chegado tradicionalmente em novembro, os "otimistas" acreditam que este será o mais rigoroso inverno dos últimos 1000 anos. E rampas como está aí abaixo ficarão congestionadas de esquiadores. E convenhamos, um país que tem Adam Małysz, o tricampeão de salto em distância com esqui, morando bem pertinho destas montanhas, incentivo é que não falta.

Foto: Ulisses Iarochinski

O popular Robert Kubica

Foto: Chitose Suzuki AP
Robert Kubica (cubitssa) ficou na quinta colocação na lista dos pilotos de todos os tempos divulgada pela empresa ING, patrocinadora da equipe Renault de Fórmula 1. O polaco ficou a frente do francês Alain Prost e até do atual campeão Kimi Raikkonen e da sensação da temporada o inglês Lewis Hamilton. A ING realizou a enquete com mais de 8 mil e 500 fãs de F1 para saber quem é, ou foi o piloto mais popular da história deste esporte. O ING Group é uma instituição financeira de origem holandesa que oferece serviços de banco, seguros e investimentos. O ING atende a 60 milhões de clientes privados, corporativos e institucionais em mais de 50 países com mais de 115.000 funcionários. Entre os primeiros 8 colocados, nem Juan Manuel Fangio, nem Niki Lauda, nem Bruce Mclaren, Jackie Stewart, ou o "polskiego pochodzenia" Emerson Fittipaldi. Mas claro, que entre os três do pódium estão dois brasileiros...Senna e Piquet. Estes são os 8 mais populares pilotos da Fórmula 1 de todos os tempos segundo a pesquisa ING:
1. Ayrton Senna
2. Michael Schumacher
3. Nelson Piquet
4. Nigel Mansell
5. Robert Kubica
5. Mika Hakkinen
7. Kimi Raikkonen
8. Alain Prost.

P.S. Engraçada são as posições dos dois finlandeses na lista, não?