sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Tarnów e os jornalistas

Mais de 150 jornalistas de 30 países estão na Polônia para o 15° Fórum Mundial de língua Polaca em Meios de Comunicação Estrangeiros. O evento que acontece nas cidades de Tarnów e Varsóvia tem o patrocínio do Senado, Ministério de Relações exteriores e Administrações locais.
Stanislaw Lis, há 15 anos era secretário municipal de Cultura de Tarnów quando teve a idéia de reunir em sua cidade os jornalistas da Polônia. Ao longo dos anos a idéia incorporou jornais, rádios, revistas e televisões ao redor do mundo que falam no idioma polaco. Neste fórum, os jornalistas buscam discutir as várias faces de um negócio, que antes de mais nada tem como base a cultura milenar da Polônia. O Evento aconteceu esta semana, nos dias 4 e 5. Os jornalistas encontram-se agora em passeio turístico por Cracóvia.
Tarnów é uma cidade a poucos quilômetros de Cracóvia com 101 mil habitantes.Possui catedral gótica construída no século 15 e as ruínas do castelo dos Tarnowski. Existem nesta cidade fábricas de maquinaria agrícola e de vidros.

P.S. E o jornalista Júlio Tarnowski Júnior, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, pode-se considerar então descendente da nobreza polaca. Júlio trabalha atualmente no jornal "Tribuna do Paraná", em Curitiba.

Lublin...Lublin

Lublin já foi capital da Polônia, por um período bem curto de tempo. Mas foi!! É a cidade pólo de uma região que é a origem de toda a imigração polaca, entre 1907 a 1913, que chegou nos três Estados do Sul, principalmente no Paraná. A imigração que chegou em Curitiba em 1911, era em sua maioria originária da região lubelski. Nesta parte Leste da Polônia, atualmente, são poucos os loiros, a maioria da população é castanha de olhos verdes e azuis e de estatura alta. Isto, para dizer que nem todo "loiro" é polaco e vice-versa.